sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SABEDORIA POR LYA LUFT

Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a apena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.
E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.    
 
 
foto: © Agata Malchrowicz / iStockphoto

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SABEDORIA POR CORA CORALINA

"A vida tem duas faces: positiva e negativa. O passado foi duro mas deixou o seu legado. Saber viver é a grande sabedoria que eu possa dignificar minha condição de mulher. Aceitar suas limitações e me fazer pedra de segurança dos valores que vão desmoronando. Nasci em tempos rudes, aceitei contradições, lutas e pedras como lições de vida e delas me sirvo. Aprendi a viver." 
 

domingo, 26 de agosto de 2012

SABEDORIA POR BERTRAND RUSSEL

Talvez a essência de um futuro liberal possa ser resumida em um novo decálogo, que não tem a intenção de substituir o original, mas apenas complementá-lo. Os dez mandamentos que eu, como professor, desejaria promulgar, deveriam ser mais ou menos assim:
1. Não tenha certeza absoluta de nada.
2. Não pense que valha a pena prosseguir escondendo evidências, porque toda evidência com certeza vira à luz.
3. Nunca tente desencorajar as pessoas a pensar, pois é certo que você terá êxito.4. Quando encontrar oposição, mesmo que esta venha do seu filho ou do seu cônjuge, trabalhe para dobrá-la através do argumento e não pelo autoritarismo, pois uma vitória baseada na autoridade é irreal e ilusória.
4. Quando encontrar oposição, mesmo que esta venha do seu filho ou do seu cônjuge, trabalhe para dobrá-la através do argumento e não pelo autoritarismo, pois uma vitória baseada na autoridade é irreal e ilusória.
5. Não tenha respeito absoluto pela autoridade de outros, pois sempre haverá autoridades no contrário a serem descobertas.
6. Não use a força para suprimir opiniões, mesmo que você as ache perniciosas, pois desta forma serão as opiniões que vão suprimir você.
7. Não tema ser excêntrico nas sua opiniões, pois cada opinião atualmente aceita um dia também foi excêntrica.
8. Busque mais prazer no antagonismo inteligente do que na concordância passiva, pois, se você valoriza a inteligência como deveria, a primeira implica em um acordo muito mais profundo do que a primeira.
9. Seja escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois tentar escondê-la sempre será muito mais inconveniente.
10. Não sinta inveja da felicidade daqueles que vivem no paraíso dos tolos, pois somente um tolo acha que isso é a verdadeira felicidade.
Bertrand Russell(foto)

sábado, 25 de agosto de 2012

TRÂNSITO E MOTOCICLETAS: UM DOS MAIORES PROBLEMAS DO BRASIL

Um dos maiores problemas brasileiros da atualidade é a gestão do trânsito brasileiro. Acredito que nestas eleições municipais deveria ser um dos temas mais explorados no debate de propostas dos candidatos.  Basta olhar os indicadores de mortes em acidentes de trânsito para compreendermos a gravidade do problema brasileiro. Isto não é um problema restrito às grandes cidades, mas que permeia os pequenos e médios municípios.

Recentemente acompanhei o atendimento a duas pessoas que sofreram um acidente de trabalho em uma construção no IJF em Fortaleza. Vi de perto as inúmeras dificuldades da saúde brasileira com superlotação e outras precariedades. Entretanto, ao conversar com o médico plantonista ele me falou revoltado do descaso dos poderes públicos municipais com a gestão do trânsito. Me afirmou categoricamente: "caso tivéssemos um mínimo de seriedade no trânsito no país não teriamos este caos que se encontra a saúde". A quase totalidade dos atendimentos de traumatizados vem oriunda de motos, de condutores sem habilitação, de alcoolizados na direção, etc. De nada adiantará leis mais rígidas se os gestores não trabalharem uma política de trânsito para suas cidades.

Na campanha eleitoral última para governador, o atual governador Cid Gomes foi muito criticado por ter uma ação mais enérgica no combate às infrações do trânsito em estradas estaduais. Falava-se até que isto inviabilizaria sua candidatura tal a repercussão. Não foi isto que aconteceu, mas evidenciou-se que é primordial mostrar para a sociedade os malefícios advindos da nulidade da ação dos municípios na gestão do trânsito. E evidenciar não apenas as mortes, que já são muito graves, mas as demais consequências também. Faltam recursos e leitos para atender nossos pacientes nos hospitais e os poucos que existem são quase que na totalidade utilizados com egressos de acidentes automobilísticos. A sociedade não compreendeu que vivemos uma grande tragédia, comparada a uma guerra civil, que são os mortos, mutilados e feridos advindos da inconsequência da sociedade ao não colocar na ordem do dia do debate o trânsito brasileiro.
 
Nesta eleição municipal pergunte aos candidato a prefeito quais são suas propostas para o trânsito de seu cidade. Exija uma ação preventiva para conscientização dos condutores, dos jovens motoristas, de todos em geral. Exija uma ação repressiva dura contra a direção não habilitada, a utilização do álcool no volante, entre outras barbaridades que estão ceifando vidas e esperanças diariamente das famílias brasileiras.
 
A proliferação do uso da motocicleta tem trazido a necessidade de uma reeducação para seus adeptos.  Neste aspecto volto novamente ao IJF de Fortaleza. Visitei um amigo Moésio na UTI, quando estava acidentado e em estado grave. Ele foi vitima de um choque com um motorista embriagado e trafegando na contra mão. Conseguiu sobreviver para contar sua história de superação. Na UTI eram 16 pessoas, 15 oriundas de acidente envolvendo motocicletas. Olhe que isto já aconteceu há diversos anos. Quantos e quantos "Moésios" que não tiveram a sorte de sobreviver ou mesmo de retornar a vida normal não foram afetados por este descaso? Como podemos ficar calados diante deste fato que afeta direta e indiretamente a todos nós? Claro que não devemos execrar a motocicleta. Trata-se de uma alternativa viável e atraente para o transporte em nosso país. Agora faz-se necessário um preparo das cidades para receber estes novos motoristas, educá-los, conscientizá-los. E isto não vem acontecendo de maneira nenhuma.
 
Faço um apelo a toda a sociedade, a todos nós, de passarmos a pensar nesta questão urgente do trânsito brasileiro. Não dá mais para ficarmos inertes e a sociedade como um todo pagar uma conta alta, penosa, triste, diária, revoltante.....
 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FEIJOADA CASA PROFESSOR DAMASCENO

Compareci a feijoada na casa do Professor Damasceno (PSB). Na oportunidade compareceram muitos amigos e colegas para celebrar a amizade e debater um pouco o momento político em Quixadá (CE). Tivemos a presença do lutador quixadense Rony Jason. Foi uma oportunidade para rever uma boa turma de colegas.

Em minha saudação ao público falei da amizade construída com Damasceno. Fui seu aluno no antigo cursinho Skema e no GVA. Foi por seu intermédio que acompanhei o movimento pró-mudanças na eleições que acabaram por derrotar os "coronéis" da política na época. Tive o privilégio de ser convidado por ele, tão logo me formei em história para trabalhar no CACD, onde ministrei aulas para as quinta e sexta séries. Não continuei devido aos compromissos de trabalho no Banco do Brasil e na Secretaria de Cultura. Também recebi seu apoio, em duas oportunidades, nas eleições para presidência da Cãmara de Quixadá. Foi por ele que soube da UNIFOR ter aberto seleção para graduados em curso de direito. Inscrevi-me para a seleção e tornei-me um apaixonado pelo direito. Sempre mantivemos uma boa amizade, apesar de militarmos em partidos distintos.

Hoje estamos no mesmo partido (PSB). A amizade política se fortaleceu. Candidato a vereador ele defende as propostas de mais investimentos para agricultura, do apoio irrestrito à educação, meio ambiente e saúde. Por sua trajetória de extensionista (foi servidor da Ematerce como agrônomo) e como empresário do ramo de educação, sempre primou pela qualidade. Merece por demais voltar para mais um mandato na Câmara de vereadores de Quixadá.

A feijoada do Jardel tava demais. E o encontro da turma melhor ainda.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SABEDORIA POR LYA LUFT


"Além de aflitos e desorientados pelo excesso de informação inútil, somos muito superficiais.  Falta-nos o hábito de observar e refletir.  Assustados com responsabilidade,  escolha e decisão,  despreparados como  adolescentes,  nos desviamos do espelho que faz olhar para dentro de nós.  Cada vez  mais amadurecemos tarde ou mal." 


 Lya Luft

sábado, 4 de agosto de 2012

DEBATE COM ROBERTO CLÁUDIO


Turma da SDA com Ciro Gomes
turma da SDA
Ciro discursa
Ao lado de Cristiane
Ciro, Roberto Virgínio e Mauro Filho
Pose com Ciro Gomes
Com Cristiane e o amigo Roberto Cláudio
fotos no comitê
 
Participei de debate com o deputado estadual e candidato a prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Com a intermediação do ex-ministro e governador Ciro Gomes tivemos um debate das questões urbanas, educacionais e sociais de Fortaleza. Foi uma oportunidade de conhecer de perto as idéias de Roberto Cláudio. O público assistiu atento às propostas de mudar a realidade social e urbana de Fortaleza. com ênfase no planejamento, no cuidar das pessoas, na qualificação de Fortaleza como uma cidade mais justa, fraterna e solidária.

SABEDORIA POR CHARLES MAURRAS

"A verdadeira revolução não é a revolução nas ruas, mas na maneira revolucionária de pensar."

Charles Maurras