quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CENAS PREMIAÇÃO SDA GESPÚBLICA: É OURO

Foi uma agitação só
Hora de receber o troféu
foto com parte da turma animada presente
Secretário Nelson discursa agradecendo o prêmio

CENAS PREMIAÇÃO SDA GESPÚBLICA OURO

antes do prêmio já era alegria
nos preparativos
batucada era agitada
distribuição das camisas de ouro

CENAS PREMIAÇÃO GESPÚBLICA 2013 / OURO SDA

olhem a alegria da turma de ouro
era gente demais - tivemos que nos acomodar no chão
Mais alegria
charanga animada

PREMIAÇÃO GESPÚBLICA 2013

Vivemos em um país em que se critica muito os gestores públicos. Em muitos casos com razão, entretanto a administração pública brasileira vivencia um processo de alteração do quadro caótico em que vivia. Embora ainda convivamos com práticas da administração patrimonialista, caminhamos para uma mudança de costumes, com a implantação de práticas gerenciais na gestão pública.
 
Encontramos órgãos em que busca-se rotineiramente a melhoria contínua da gestão. Interioriza-se nas organizações o foco no atendimento ao cidadão; no investimento nas pessoas;  na modernização de práticas e de processos. Já nos deparamos com exemplos a serem seguidos de excelentes modelos de como deve se comportar um órgão público.
 
E ao nos depararmos com a festa maravilhosa que aconteceu hoje no Centro de Eventos do Ceará, percebemos que a gestão pública realmente começa a virar o jogo. Iremos sim fazer com que os bons exemplos se tornem maioria na administração pública. A mudança não acontece como um passe de mágica, mas iremos vencer o constante desafio de atender bem, com qualidade, com cortesia, com eficiência, eficácia e efetividade.
 
A alegria dos inúmeros gestores, servidores públicos e colaboradores ali presente contagia e nos dá mais energia para buscar o processo de melhoria contínua. Parabéns a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará pelo incentivo. Aos servidores, colaboradores e parceiros da SDA, temos que agradecer novamente pelo empenho, dedicação e entusiasmo de sempre. Seja no trabalho ou nas comemorações somos só felicidade. Parabéns a todos pelo trabalho e pela animação contagiante de hoje.

PREMIAÇÃO GESPÚBLICA OURO SDA

Senhores e senhoras,

Gostaria de parabenizar ao esforço de toda a equipe da SDA pela premiação GESPÚBLICA. Uma jornada começa com o primeiro passo. E nestes anos demos muitos passos na construção de uma gestão pública de qualidade. Planejamos. Esforçamo-nos em levar projetos que mudem a vida das pessoas. Por muitas vezes tivemos embates com a burocracia, com a  falta de estrutura, com a ausência de pessoal suficiente. Entretanto, as dificuldades são superadas com o esforço e a dedicação de todo o corpo funcional, de seus colaboradores e parceiros.

Novas práticas foram introduzidas nestes últimos tempos trazendo novos desafios. E a equipe continuou a se superar. Subimos o degrau do bronze, da prata e agora do ouro. Esta jornada foi feita com muito suor, dedicação, estudo e criatividade. Claro que a jornada continuará. A filosofia do GESPÚPLICA é a melhoria contínua e teremos muitos outros desafios a superar. Todavia, este é um momento para celebrar esta conquista, que é fruto da colaboração de muitos. Celebremos juntos. Parabéns a todos.

Parabenizo ao secretário Nelson Martins por ter topado este desafio e pelo apoio permanente. Ao secretário adjunto Amorim pelo entusiasmo de sempre. Ao secretário executivo Wilson pelo apoio. Aos coordenadores pela atenção e comprometimento. Aos integrantes do Grupo Gespública um agradecimento especial. Aos servidores, colaboradores, parceiros, reitero que este prêmio é fruto da colaboração de cada um. Não se faz nada sozinho. Esta conquista é de todos. Ressalto ainda a dedicação/empenho da Christiana na implantação do GESPÚBLICA.

Quando se tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser uma das etapas do plano. Valeu pessoal, parabéns, parabéns, parabéns.......

Francisco Cristiano Maciel de Goes
coordenador de planejamento e gestão

sábado, 23 de novembro de 2013

NOVOS ÔNIBUS PARA O PROGRAMA CEASA NOS BAIRROS

Estes ônibus serão destinados ao Programa Ceasa nos Bairros, que leva produtos a preços acessíveis aos bairros de Fortaleza. Os veículos foram adequados e equipados como um mercado móvel, com gôndolas, expositores, caixa, gelágua e ar condicionado. Foram 3 os adquiridos pelo Governo do Estado. O secretário Nelson Martins e a primeira dama do Estado Maria Célia(entusiasta do programa), no começo de dezembro, irão entregá-los em solenidade na Ceasa. Atualmente estão passando por adesivação específica.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BIOGRAFIAS - FORTALEZA (CE)

conversando com o mestre Lira Neto
olhem eu ao lado da minha eterna professora Socorro Lucena
shows musicais agitaram as noites
Os ares de Fortaleza estavam melhores neste final de semana durante os dias do Festival Internacional de Biografias. Isto por vários fatores. A cidade de Fortaleza e o cearense sempre tiveram seu jeito moleque e contestador. E este evento aconteceu no momento crucial da discussão do direito dos escritores de contarem biografias sem a necessidade da permissão dos biografados. Eu, como bom historiador, defendo que a história seja contada, independente da permissão de artistas, políticos e demais personalidades. O Ceará contribuiu por demais ao enveredar no olho deste furacão do conflito entre o direito à intimidade e/ou à informação.
 
Aconteceu a reunião entre os melhores escritores e autores de biografia do país. Cada um com seu estilo próprio de contar a história de personagens maravilhosos, polêmicos, amados e odiados. Poder ouvir a prosa de Fernando Morais é algo para não esquecer. Conversar e debater com o cearense Lira Neto é um aprendizado. Além de ouvir os escritores, de poder desfrutar de boa música, bons filmes, bela paisagem. Ah, tudo isto na bucólica Praia de Iracema. Local da boemia, dos bares, das conversas, do por do sol.  Foi esplendoroso ver o Estoril ser novamente palco de papos memoráveis.
 
No primeiro dia do Festival sai do trabalho direto para o Estoril. Cheguei cedo e rapidamente juntou-se uma roda de conversa singular: eu, João Alfredo, meu amigo Júnior (lá do Ministério do Trabalho de Quixadá) e Paulo Linhares. Divagamos rapidamente sobre o evento e sobre o passado. Enquanto isso as pessoas chegavam, todas eufóricas e deslumbradas com o evento. Não se decepcionaram. Se surpreenderam com a riqueza dos debates.
 
Poxa, como é visionário Paulo Linhares. O tempo passou mas o idealizador da Bienal do Livro, do Cine Ceará, do Dragão do Mar, continua a tirar coelhos da cartola e nos presenteia com o Festival de Biografias. Outro gol de placa. E que venham mais surpresas agradáveis como esta que passou. Só um problema, tenho agora mais livros para ler. Entretanto, este é um bom e delicioso problema.

 

XCEARA - QUIXADÁ (CE)

Para quem não conhece uma boa oportunidade de ver os melhores pilotos de parapente e asa delta do Brasil e do mundo. E é na mais bela cidade do sertão cearense: Quixadá. O local não poderia ser mais adequado: Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão. Bons ventos, bela contemplação, mais perto do céu.

DIÁLOGOS CAPITAIS EM FORTALEZA (CE)

A revista Carta Capital promoverá debate sobre o desenvolvimento do país analisando os portos brasileiros no Centro de Eventos em Fortaleza (CE) em 26 de novembro deste mês, a partir das 8.30h. As inscrições são gratuitas. Ver no endereço: http://www.dialogoscapitais.com.br/dialogoscapitaisnordesteiii/informacoes.html
 
Programação
8h30
Credenciamento / Welcome Coffee
9h30
Abertura
9h40
Apresentação do Governador do Ceará – Cid Gomes
 
 
10h00
Tema: Os Portos Como Âncoras para o Desenvolvimento do Nordeste
 
Antônio Henrique Silveira – Ministro da Secretaria de Portos
 
 
10h40
Debate : Porto do Pecém – Âncora Para a Siderúrgica, Refinaria e ZPE (Zona de Processamento de Exportação)ileiras e gaúchas
 
Pedro Brito – Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários
 
Roberto Smith – Presidente da Adece (Agência de Desenvolvimento do Ceará)
 
 
12h10
Almoço
 
 
14h00
Tema: Porto do Suape – Âncora para a Indústria Naval, Automobilística e Refinaria
 
Eduardo Campos – Governador de Pernambuco
 
Sérgio Machado – Presidente da Transpetro
 
Márcio Stefanni Monteiro – Secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape
 
 
 
15h40
Coffee Break
 
 
15h50
Tema: Aratu, Salvador e Porto Sul – As Três Âncoras do Desenvolvimento da Bahia
 
Jaques Wagner – Governador da Bahia
 
 
17h30
Encerramento
 
 
Informações:
Data: 26/novembro/2013
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999
Bairro Edson Queiroz – Fortaleza – CE
Pavilhão Oeste (frente para avenida Washington Soares)
Acesso pelo Portão A  Mezanino 1 - Auditório 2

RSVP: (85) 3261-1111
Email: coordenacao3@ikone.com.br
 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BIOGRAFIAS - ESTORIL/FORTALEZA (CE)

Na foto estou ao lado do mestre escritor Fernando Morais, no Festival Internacional de Biografias. Me autografou "Olga" e "Os últimos soldados da guerra fria". Evento fantástico no Estoril - Fortaleza. Vale a pena visitar as exposições, debates e shows musicais

terça-feira, 12 de novembro de 2013

SABEDORIA POR FRANÇOIS DE LA ROCHEFOUCAULD

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."

 François de La Rochefoucauld

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BIOGRAFIAS - FORTALEZA (CE)

Teremos neste feriadão uma programação cultura de excelente gosto em fortaleza: I Festival Internacional de Biografias – FIB – De 14 a 17 de novembro no Estoril. Local: rua dos Tabajaras, 359, Praia de Iracema. A programação contempla escritores renomados como Fernando Morais, Ruy Castro, Lira Neto e muitos outros. Há uma diversidade de atividades com feira de livro, apresentações musicais, palestras, exibição de vídeos, etc. A conferir com certeza.

O acesso ao FIB é gratuito. Para participar do seminário, deve ser feita a inscrição por meio do site do FIB: www.festivaldebiografias.com.br.
Informações: (85) 3235-4063. E-mail:contato@festivaldebiografias.com.br.
Facebook: Festival Internacional de biografias

PROGRAMAÇÃO

FEIRA DO LIVRO
Local: Calçadão do Estoril
15h às 22h - Lançamento de livros e expositores

EXPOSIÇÃO
Local: Espaço Multiuso - Estoril
15h às 22h - Exposição "Por Entre Biografias"

PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA
Local: Espaço Biografias
Dia 14 (quinta-feira)
16h - A próxima biografia é sempre a melhor
Debatedor:Fernando Morais. Mediador: Paulo Cesar de Araújo

Dia 15 (sexta-feira)
16h - Ciência e arte da biografia
Debatedor:Ruy Castro. Mediador: Mário Magalhães

Dia 16 (sábado)
10h - No compasso da história: vidas de artistas
Debatedores: Regina Zappa e Humberto Werneck. Mediador: Lucas Figueiredo
16h - De Noel a Roberto: como biografar mitos
Debatedores: João Máximo e Paulo Cesar de Araújo. Mediador: Luiz Fernando Vianna

Dia 17 (domingo)
16h - De Maysa a Bussunda, de Getúlio a Giane: como escolher um personagem
Debatedores: Lira Neto e Guilherme Fiuza. Mediadora: Josélia Aguiar

MOSTRA DE CINEMA
Local: Espaço Biografias
Dia 14 (quinta-feira)
18h - Filme: Outro Sertão - uma biografia de Guimarães Rosa(Adriana Jacobsen e Soraia Vilela. 2013)
Debate com as diretoras Adriana Jacobsen, Soraia Vilela e o realizador e professor (UFC) Diego Hoefel

Dia 15 (sexta-feira)
18h - Filme:Jards (Eryk Rocha. 2013)
Debate com o diretor Eryk Rocha e o realizador Guto Parente

Dia 16 (sábado)
18h30 - Filme: Jorge Mautner - O filho do Holocausto (Pedro Bial e Heitor D’Allincourt. 2012)
Debate com o diretor Heitor D'Allincourt e o realizador Armando Praça

Dia 17 (domingo)
18h - Filme: A arte do Renascimento – uma cinebiografia de Silvio Tendler (Noilton Nunes. 2013)
Debate com o diretor Noilton Nunes e o cineasta Sílvio Tendler. Mediador: Dellano Rios

MÚSICA
Locais: Lounge (19h) e palco (A partir das 21h)

Dia 14 (quinta-feira)
19h - Das veredas de Rosa ao nosso sertão “Lugar do tamanho do mundo” - DJ Renatinha
21h - Transacionais e o país do Carnaval
22h - Farra na Casa Alheia - DJs Guga de Castro e DJ Fuser.
23h - Para Dançar - DJ Renatinha

Dia 15 (sexta-feira)
19h - “Chega de Saudade” Um aplauso à Bossa Nova e a Carmem Miranda - DJ Renatinha
21h - Leite de Rosas e os Alfazemas
22h - Waldick e Belchior Cover
23h - Para Dançar - DJ Renatinha

Dia 16 (sábado)
19h - Tropicalidades e Marginália -DJ Renatinha
21h - Jorge Mautner e Jards Macalé
23h - Para Dançar - DJ Renatinha

Dia 17 (domingo)
19h - Projeto Microsistem Música de Cabeceira - Homenagem a Maysa e outros finos da bossa -DJ Renatinha
21h - Natasha Farias canta Fausto Nilo
22h - Paula Tesser canta Rita Lee e Tutti Frutti
23h - Para Dançar - DJ Renatinha

domingo, 10 de novembro de 2013

CENAS III INAUGURAÇÃO POLICLÍNICA DE QUIXADÁ

com amiga Bamba
com meu colega dos tempos de segurança Super Homem
com Pio e Ellery
ao lado do colega do tempo do Colégio das Irmãs Celso

CENAS II INAUGURAÇÃO POLICLÍNICA QUIXADÁ

Ao lado do amigo Dr. Lineu Jucá
com Astrid e Heraldo
ao lado de Dr. José Nílson

ao lado de Diassis e Lúcia

CENAS INAUGURAÇÃO POLICLÍNICA

Ao lado do secretário Nelson Martins e amigos
com Tomaz e Valda que receberam títulos agrários
Ao lado do Prefeito de Milhã Otacílio
conferindo os equipamentos da Policlínica

INAUGURAÇÕES EM QUIXADÁ E SEU COTIDIANO

 
Estive em Quixadá por ocasião das inaugurações acontecidas em nosso município. Aconteceu a entrega da Policlínica, equipamento tão sonhado e que trará alento à combalida saúde do Sertão Central. A estrutura entregue pelo Governo do Estado segue o mesmo padrão de qualidade de outras já entregues. Os equipamentos são modernos, o mobiliário é de excelente gosto, o espaço é climatizado e amplo. Com isto espera-se um atendimento humanizado, conforme o Governador Cid Gomes fez questão de destacar como determinação para o público presente e para os profissionais já contratados.
 
Também foi entregue a Delegacia da Mulher, equipamento também necessário para fazer enfrentamento à violência contra a mulher, a qual persiste em resistir apesar das novas legislações e da conscientização da própria sociedade. Nos dois momentos, o Governador Cid Gomes estava descontraído e brincalhão. Como sempre fez questão de visitar sala por sala e conferir o funcionamento dos equipamentos. Bateu fotos, comeu milho, abraçou as pessoas e prometeu entregar a UPA em janeiro do ano vindouro, juntamente com o atendimento de urgência (SAMU). Também foi especial ver os agricultores quixadaenses receberem o tão acalentado título de terra que foi entregue simbolicamente neste dia. É emocionante ver o olhar dos agricultores ao receber sua escritura. Suas palavras sempre são marejadas de emoção e agradecimento.
 
Interessante foi ver que as "claques" políticas continuam como se ainda estivessem em campanha. Eram palmas e vaias para os oradores de um lado e do outro. Não deixou de ficar meio que ridículo as citadas manifestações. Também mais cedo encontrei o clima da cidade em polvorosa pela votação de projeto de lei que autorizava o financiamento de aquisição de máquinas permanentes para a prefeitura. Era um disse me disse danado. Pelo que me foi explicado não vejo nenhum sacrilégio se aprovar tal investimento. Sei que os municípios encontram-se com pouca capacidade para adquirir equipamentos e seria salutar a aquisição a custos financeiros baixos. Entretanto, não aconteceu o entendimento e a "oposição" venceu. Só não sei se Quixadá venceu. Em outros tempos vi a oposição ao PT ser dura e sem disposição ao diálogo (1993-1996). Será que o filme é o mesmo, só que com inversão de lados? Deixo a resposta para os pensadores de plantão.
 
Foi dentro deste clima que cheguei cedo a nossa terra. Visitei, juntamente com o coordenador da Pecuária no Estado Dr. Márcio Peixoto, o antigo projeto de ovino-caprinocultura financiado pela Fundação Banco do Brasil. Em companhia do secretário Duda discutimos com técnicos sua revitalização e apoio pela SDA. Depois estivemos no empreendimento Agrocentro do meu amigo empresário Serginho, jovem ousado e empreendedor. Independentemente de quem seja o precursor de boas ações e práticas, sejam públicas ou privadas, merece o nosso apoio e deve-se contribuir para seu fortalecimento. Discuto e encaminho projetos dentro da área de planejamento da SDA para os municípios sem ver coloração partidária. Sigo as orientações do Governador Cid e do secretário Nelson Martins, que afirmam que o objetivo maior é o bem estar da população, além de verificar a competência dessas proposições.
 
Acho que a cidade de Quixadá precisa realmente da união de suas lideranças, mas realmente para construir benefícios para a cidade e não para fortalecer seus grupos políticos. Vejo com preocupação o acirramento dos ânimos. Há muito com o que se preocupar em nossa cidade. Há uma evolução do consumo de drogas; há dificuldades em se elaborar bons projetos; há dificuldades com o quadro da violência se agravando. Será que ainda é tempo de picuinhas políticas, de discussão banais? Faço a ressalva de que o grupo do atual prefeito tem que sair da campanha e compreender o verdadeiro sentido de governar. Também é a mesma verdade que os derrotados na última eleição devem evitar o quanto pior melhor, pois todos da cidade são prejudicados com o agravamento dos problemas vivenciados pela nossa cidade.
 

sábado, 9 de novembro de 2013

OBRAS E SERVIÇOS NA SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Operários estão concluindo forro no IDACE. Nesta semana iniciou colocação do piso
processo de finalização das grades de proteção. Parte elétrica já concluída
Escada do IDACE com proteção sendo colocada
Fachada do IDACE já com janelas e calçada construída
 
Para se administrar bem, há necessidade da tomada de decisões diárias sobre os caminhos a serem seguidos. Em 2011 assumimos a Coordenadoria de Planejamento e Gestão da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará, após convite do governador Cid Gomes e do atual secretário Nelson Martins. Um dos esforços empreendidos desde então é a busca permanente pela sua modernização. Temos desenvolvido e implantado sistemas para agilizar os procedimentos finalísticos e administrativos; adquirimos inúmeros equipamentos, veículos e outros utensílios; investimos em capacitações do corpo funcional, entre outras ações. A meta atual é padronizar os processos da SDA e concluir as diversas intervenções em sua estrutura física.
 
Neste momento, a reforma do prédio central do IDACE e da Ematerce encaminham-se para sua conclusão, com previsão até fins de dezembro. Estes órgãos passarão a ter uma estrutura moderna, climatizada, sinalizada e agradável para melhor atender às solicitações da sociedade.
 
Das mesma forma, em outro contrato estamos procedendo a uma mudança geral nos setores de Comunicação, na Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário e na reimplantação da Biblioteca do Sistema Estadual de Agricultura(BEAGRI). Estão sendo trocados forros, pisos e divisórias, além da introdução de novos equipamentos e melhoria na fachada do prédio. Ressalte-se que estamos retirando as caixas de ar condicionado, livrando e limpando totalmente sua fachada.
 
A BEAGRI constitui-se de um sonho que volta a respirar pois encontrava-se fechada e sem os cuidados devidos. Com a sua reimplantação possibilitará um espaço de pesquisa, estudo e elaboração de projetos, pois contemplará rico acervo literário e digital. 
 
Em processo de contratação encontra-se a troca do gradil da frente da SDA e diversas outras melhorias como a reconstrução da calçada externa, adaptações na calçada do setor de classificação interligando com o setor dos motoristas e manutenção.
 
No prédio central da SDA, que passará por grande mudança, estão sendo feitas adaptações em seus projetos executivos para começo de obra ainda este ano. O cronograma de finalização das obras na SDA está assim disposto:
 
- Conclusão Reforma Anexo SDA/COCRED/CODEA/BEAGRI/COMUNICAÇÃO - 2a. quinzena dezembro/2013
- Conclusão IDACE e EMATERCE - 2a. quinzena dezembro/2013
- Conclusão troca gradil, calçada externa e outras melhorias - janeiro/2014
- Conclusão prédio central SDA - abril/2014
- Conclusão restaurante e coberta casa de farinha/engenho - Parque César Cals - janeiro/2014
 
Há ainda desafios a serem enfrentados este ano como a arborização da SDA, a redefinição de seu estacionamento e sua ambientação, além da modernização do prédio da ADAGRI.
 
 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

SABEDORIA POR THOMAS JEFFERSON

"Quanto nos custaram os males que nunca aconteceram."
 
Thomas Jefferson

REUNIÕES E PROJETOS

Estive em reunião com o amigo Duda, atual secretário de agricultura de Quixadá, juntamente com o coordenador da Pecuária Márcio Peixoto, discutindo projetos relacionados a ovino-caprinocultura e a práticas agrícolas para o município do Monólitos. Ficou acertado o apoio para projeto de barragens subterrâneas para este final de ano. Também ficou acordado a visita de Dr. Márcio Peixoto a centro de manejo construído pela Fundação Banco do Brasil para juntar esforços da Prefeitura de Quixadá e Governo do Estado para reativar o projeto.