quinta-feira, 3 de abril de 2008

CULTURA EM FESTA


Quem gosta da nossa história e de nossa cultura viveu uma grande alegria por ocasião da solenidade acontecida no Centro Cultural Rachel de Queiroz, localizado na Praça da Cultura. Essa alegria vem por conta do anúncio da construção de três Memoriais em nossa cidade: o Memorial Rachel de Queiroz, o memorial Cego Aderaldo e o memorial Jáder de Carvalho. Foi uma grata surpresa a inclusão do escritor Jáder de Carvalho como homenageado para todos os presentes, já que as outras ações já estavam anunciadas.
A Presidenta da Fundação Cultural Dadá Almeida anunciou a sua saída do cargo para se candidatar a vereadora e falou emocionada das conquistas da cultura neste últimos anos.
O secretário de Cultura do Estado Prof. Auto Filho surpreendeu a todos com sua ênfase na defesa de parcerias para o engrandecimento da cultura, ao mesmo tempo que apresentou seus planos para a construção dos memoriais, da realização do Festival de Trovadores e Repentistas, da liberação de 30.000 livros para a biblioteca pública, etc.
O Prefeito Ilário Marques ressaltou o desejo de Rachel de Queiroz de ter sua homenagem feita no Chalé da Pedra, que agora se efetivava. Falou da realização desses sonhos para a cultura quixadaense e destacou a história dos homenageados.
Eu que fui secretário de cultura no período de 1993 a 1996, que lutei para que isso acontecesse, agora vê-los saindo papel me deixou emocionado. O sonho tá se realizando melhor do que foi pensado. Aliás muito melhor. Fiquei muito feliz, como todos os quixadaenses. O Memorial Cego Aderaldo se localizará no antigo casarão situado na praça José de Barros, revitalizando aquela área.
A noite de anúncios prazerosos foi marcada por belos discursos, por recital de poesias, por apresentação de artistas. Não podia ser diferente afinal nossa cultura estava radiante e em festa com as conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário