Estação em 2006
Vista geral da estação e adjacências
Renato Aragão e Emília
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
A ESTAÇÃO: A estação de Juatama foi inaugurada em 1891. Sua construção aconteceu neste mesmo ano 1891, é um marco importante para a história local, pois às suas margens o distrito se desenvolveu, quando na região havia o cultivo do algodão, e a criação extensiva de gado, além de servir de elo entre o interior e principalmente a capital do Estado. Juatama surge, cresce e desenvolve-se às margens da estrada de ferro, como um distrito de Quixadá. Sua primeira denominação foi Juá, passando depois a chamar-se Floriano Peixoto e depois, definitivamente Juatama. Sintomaticamente, sua primeira rua chamava-se rua da Estação,
hoje Rua Joaquim Medeiros, mas carinhosamente ainda chamada de rua da Estação. O distrito de Juatama localiza-se a 16 km da sede do município de Quixadá. A estação ferroviária de Juatama e a paisagem do distrito foram cenários do filme nacional “O Cangaceiro Trapalhão", que teve a participação do humorista Renato Aragão e de vários atores de renome nacional.(Fontes: Alexander Koch; http://juatama.blogspot.com; Alexandre Henrique Cabral, 2006-8; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).
Fotos: Alexandre Henrique Cabral.
Caro Cristiano.
ResponderExcluirMuito legal a idéia de mostrar a história da estação de Juatama. Lí com atenção e com certeza aprendi um pouco sobre o local onde moro. Hoje, a estação foi adquirida pelo Dr. Medeiros que, sensivelmente, a mantém nos moldes originais, não permitindo uso comercial. Que bom seria que fosse dado um cunho social ao seu uso.
Parabéns pela matéria.
Forte abraço.
André Luiz Medeiros
Valeu André pelo comentário. Quem sabe no futuro não conseguimos dar uma resgatada em sua função. Ainda bem que o Dr. Medeiros preservou este monumento.
ResponderExcluirBoa inciativa
ResponderExcluirParabéns, vultos e marcos históricos somem muito rapidamente...
Saudade deste campinho ae a frente da estação hehehe...
http://juatama.zip.net/
Estou aqui emocionada... Linda, linda e muito linda nossa cidade!!
ResponderExcluirFoi retratada dignamente pelos seus comentários e fotos.
Vou rever muitos lugares em Quixadá, fazer "CITY TOUR" em nossa querida cidade!
- Pedi licença para pegar algumas fotos, poesias de nossa cidade e postar no meu blog!
Abraço!
Lorena Viana,
http://vinculomamaeebebe.blogspot.com