Hoje participei do exame do ENADE. Diferentemente do que foi noticiado na imprensa, a minha impressão é de que foi plenamente organizado. A organização era a mesma de um concurso público. Começou no horário e a fiscalização foi eficiente. Fiz em uma escola pública no bairro Montese. a prova estava bem elabprada e buscava avaliar a capacidade de reflexão dos participantes. Vários textos foram disponibilizados e através deles se pedia sua interpretação para a resolução das questões. Cinco das quarenta questões eram de forma discursiva, o que exigia dos alunos a capacidade de expor de forma clara suas idéias e percepções sobre o tema sugerido. Achei positiva a experiência, como uma forma de se lidar com uma forma típica de concurso.
Ah, também não notei um clima de entregar a prova assim que fosse permitida sua devolução. Pelo menos em minha sala, os participantes só começaram a entregar a prova após 2 horas de duração.
Para quem não sabe o que é o exame do ENADE. Veja sua definição pelo Ministério da Educação.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.
O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário