quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

DISCURSO FIDEL CASTRO - ECO/92


Na histórica Conferência do Meio Ambiente realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro, Fidel Castro fez um discurso recebido com desdém por muitos chefes de estado. Passados 17 anos, o discurso mostra-se profético e visionário.
Interessante é que com o atraso da solenidade, foi solicitado aos chefes de estado, discursos rápidos para não comprometer a cerimônia. Fidel, conhecido pelos intermináveis discursos, atendendo ao apelo fez um curto discurso, que se tornou esta obra prima da oratória e de alusão ao meio ambiente. Li este discurso no jornal OPOVO em 1992 e achei-o sensacional. Já fazia tempos que procurava encontrá-lo.

Sr. Presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello; Sr. Secretário Geral das Nações Unidas, Butros Ghali;
Excelências:

Uma importante espécie biológica está em perigo de desaparecer devido à rápida e progressiva liquidação de suas condições naturais de vida: o homem.

Agora estamos cientes deste problema, quando quase é tarde para impedi-lo.

É preciso salientar que as sociedades de consumo são as principais responsáveis pela atroz destruição do meio ambiente. Elas nasceram das antigas metrópoles coloniais e de políticas imperiais que, pela sua vez, engendraram o atraso e a pobreza que hoje açoitam a imensa maioria da humanidade. Com apenas 20 % da população mundial, elas consomem as duas terceiras partes dos metais e as três quartas partes da energia que é produzida no mundo. Envenenaram mares e rios, contaminaram o ar, enfraqueceram e perfuraram a camada de ozônio, saturaram a atmosfera de gases que alteram as condições climáticas com efeitos catastróficos que já começamos a padecer.

As florestas desaparecem, os desertos estendem-se, bilhões de toneladas de terra fértil vão parar ao mar cada ano. Numerosas espécies se extinguem. A pressão populacional e a pobreza conduzem a esforços desesperados para ainda sobreviver à custa da natureza. É impossível culpar disto os países do Terceiro Mundo, colônias ontem, nações exploradas e saqueadas hoje, por uma ordem econômica mundial injusta.

A solução não pode ser impedir o desenvolvimento aos que mais o necessitam. O real é que todo o que contribua atualmente para o subdesenvolvimento e a pobreza constitui uma violação flagrante da ecologia. Dezenas de milhões de homens, mulheres e crianças morrem todos os anos no Terceiro Mundo a conseqüência disto, mais do que em cada uma das duas guerras mundiais. O intercâmbio desigual, o protecionismo e a dívida externa agridem a ecologia e propiciam a destruição do meio ambiente.

Se quisermos salvar a humanidade dessa autodestruição, teremos que fazer uma melhor distribuição das riquezas e das tecnologias disponíveis no planeta. Menos luxo e menos esbanjamento nuns poucos países para que haja menos pobreza e menos fome em grande parte da Terra. Não mais transferências ao Terceiro Mundo de estilos de vida e de hábitos de consumo que arruínam o meio ambiente. Faça-se mais racional a vida humana. Aplique-se uma ordem econômica internacional justa. Utilize-se toda a ciência necessária para um desenvolvimento sustentável sem contaminação. Pague-se a dívida ecológica e não a dívida externa. Desapareça a fome e não o homem.

Quando as supostas ameaças do comunismo têm desaparecido e já não há pretextos para guerras frias, corridas armamentistas e gastos militares, o que é o que impede dedicar de imediato esses recursos na promoção do desenvolvimento do Terceiro Mundo e combater a ameaça de destruição ecológica do planeta?

Cessem os egoísmos, cessem as hegemonias, cessem a insensibilidade, a irresponsabilidade e o engano. Amanhã será tarde de mais para fazer aquilo que devimos ter feito há muito tempo.

Obrigado.

Fonte: http://www.cuba.cu/gobierno/discursos/1992/por/f120692p.html

14 comentários:

  1. ISSO É UM DIDATOR SAGUINÁRIO SAFADO QUE SEGUE COM DISCURSOS INVIEZADOS, AS MENTES BRILHANTES BRASILEIRAS DAS CIÊNCIAS, CONTESTAM COM ESTUDOS E TÉCNICAS TODO E QUALQUER PONTO SOBRE A QUESTÃO CLIMÁTICA, A QUESTÃO CLIMÁTICA SEGUNDO ELES SE TRATA DE UMA ESTRATÉGIA DE DEFESA ECONÔMICA DO G4, A INTENÇÃO É ATINGIR BRASIL,CHINA,INDIA E RÚSSIA, E SEGUNDO ELES O MUNDO DE ACORDO COM SEUS ESTUDOS VIVE EM CICLOS E NO MOMENTO O MUNDO VIVE EM RESFRIAMENTO E NÃO EM AQUECIMENTO, AINDA DE ACORDO COM OS PROFESSORES DOUTORES A PARTICIPAÇÃO DO HOMEM NA DEGRADAÇÃO E EMISSÃO DE GASES NADA MAIS É DO QUE DE 6%(SEIS POR CENTO)OS OUTROS 94%(NOVENTA E QUATRO POR CENTO) SÃO REFERENTES A PRÓPRIA NATUREZA QUE SE AJUSTA A CADA ÉPOCA, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE PODEMOS JOGAR LIXO NA RUA E SAIR QUEIMANDO TUDO QUE É DE FLORESTA SEM CRITÉRIO E NÃO NOS DAR O DIREITO DE DEGRADAR DE GRAÇA, ENTÃO TODA ESSA BABOSEIRA DE AQUECIMENTO É PURA POLITICAGEM BARATA E POPULISTA COMO TUDO NO COMUNISMO E QUE ESSE REGIME ESTÁ MAIS DO QUE PROVADO QUE NÃO DEU CERTO EM PAÍS NENHUM DO MUNDO, COMO PROVA A MERDA QUE É CUBA, UM PAÍS LINDO, MAS SEM LIBERDADE E MISERÁVEL, AH, MAS AI COMO EU SEI QUE VEM OS DEFENSORES E DIZER QUE A EDUCAÇÃO LÁ É DEZ E A SAÚDE LÁ E DEZ, AÍ EU PERGUNTO E O EMPREGO?, A PROPRIEDADE PRIVADA?, A PRIVACIDADE?, E A CONDIÇÃO DE MELHORIA DE VIDA? QUE É TOTALMENTE REGRADA E É POR ISSO QUE SOU CONTRA A TUDO QUE VIER DESSA MALDIÇÃO CHAMADA COMUNISMO FIDELISTA,CHAVISTA,PETISTA E PSOLISTA!

    ResponderExcluir
  2. Um belo discurso com clareza de quem enxergou o problema muito antes de tantos.
    Hoje o problema é mais urgente, mais claro e ainda é tão incompreendido.
    Boa reportagem!

    ResponderExcluir
  3. Cristiano vá a Cuba para conhecer a realidade dos cubanos, assim voce poderá deixar de admirar este saguinário ditador, que há muitos anos domina com mão de ferro o povo cubano, tendo tido como auxiliar o mator de aluguel chamado Cheguevara. Este discurso que foi tirado do site WWW.cuba.cu(este ultimo representa de fato o que é Cuba,basta o acento)/gobierno/discursos/1992, observado no proprio rodape do seu artigo, é uma verdadeiro amontoado de demagogias sem nenhuma base cientifica e no qual o mesmo nunca se espelhou para fazer qualquer coisa de bom para um ser humano.TOPICOS DO SEU DISCURSO:
    Ele de fato é conhecedor profundo no que diz respeito a liquidação do ser humano.
    A população de Cuba é de uma pobreza de fazer pena.
    Em Cuba não existem riquesas, e não se distribui o que não se tem.
    A tecnologia esta na plantação de cana, que no Brasil voces chamam de ecravagista, poluidora e devastadora de matas e florestas.
    Quanto ao luxo, lá, pobre não tem, sobrevive, nos partidos de esquerda o luxo é de quem gonverna(vide Brasil).
    Cristiano veja que este pessoal não é exemplo, seja voce, e não tente agradar eilotor elogiando o que estes babacas admiram por falta de conhcimento, veja mais as pesquisa cietificas, deixe de filosofar, voce pode DE O EXEMPLO.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo resgate histórico desse discurso. Não concordo com muitas posições do Fidel Castro mas foi importantíssimo esse discurso. Quanto aos comentários do anônimo acima é fruto de total desconhecimento do assunto ambiental, como muitos no Brasil.

    Carlos Lessa

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, então, vamos acabar com o mundo? Vender nossas empresas privadas (petrobrás)!! Fidel não é mais um homem, é um ícone! Como é burro Sr. Carlos Alberto!

    ResponderExcluir
  6. Dogmas x Utopias.
    É muito difícil para quem já tem certa idade e cresceu em um sistema como o nosso (emprestado), IMAGINAR qual seria a política ideal.Evidente que Fidel é um ditador e Cuba não tem economia. Mas Cuba tem muito mais. Tem o necessário a sobrevivência! As pessoas só comem o que podem em 1 dia. Mas ao mesmo tempo, não acabem com o mundo, como no sistema Capitalista feroz. Se o mundo está sofrendo e doente...o que fazer? Continuar e que a próxima geração ache a resposta? Muito fácil para você que não passará de 2050. O ideal, é o equilíbrio! Equilíbrio entre dinheiro e humanidade. Entre pessoas e empresas. Vida e planeta.

    ResponderExcluir
  7. O aquecimento global(?), é de veras apaixonante, é pena que poucas pessoas saibam do que estão falando, vejam só, até o CINQUENTENÁRIO ditador cubano resolveu dar uma de pitonisa, nesse seu discurso não vimos sequer uma menção a qualquer tipo de pesquisa,se é que em cuba tenha alguem pesquisando o clima, outros ai em cima, tal como ele levam a coisa como um vies político.Como iremoss fazer para amenizar o clima, matar os seres que precisam aumentar suas fronteiras agricolas para produzirem seus alimentos, plantar só arvore boas e sair a caça das venenosas e destrui-las((o biologo Mark Postonak, doutor em ciências ambientais pela Universidade Columbia, diz que algumas arvores produzem uma substânca, chamada TERPENO, um inseticida natural,que quado em contato com o óxido de nitrogenio liberado pelos carros vira ozônio), abaixo as arvores então?. O El Nino que é o aquecimento das águas do Pacifico, é causado por correntes maritimas de águas quentes, que circulam o planeta atigindo inclusive as calotas polares causando derretimento de geleiras, mas os cientistas não tem o menor conhecimento do que as cauasam , e tais correntes exitem desde do inicio da Terra,e modificam o clima em todo Planeta.
    Vejam esta noticia, em 17/01/1940(portanto a setenta anos)na bucolica cidade do Rio de Janeiro, com seus morros cobertos de vegetação exuberante(não existiam as favelas), sem arranhaceus,o que facicilitava a circulação de ventos, sem grandes quantidade de veículos motorizados(os bondes com atração animal),os termometros macavam 40°C
    (tirado do jornal O POVO na coluna HÁ 70 ANOS ATRAS de 18/01/2010), e nesta mesma data de 2010, os termometros estavam a marcar a mesma temperatura, qual a mudança?
    Heraldo Gomes.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente? Não é óbvia a resposta? Você diz de árvores que produzem substâncias tóxicas? Elas representam o que? 0,00001% das árvores do Planeta? Fidelito, questionou o sistema dos Homens e o que isso representa ao mundo vivo. Por favor, assista ao Avatar. Pode ser meio besta e americanizado, mas trata filosoficamente da questão "homem". Ele (Fidel), diz respeito à desigualdade de poderes, do uso desenfreado de bens de consumo, ao porque pessoas têm tanto e outras tão pouco. É fácil, para quem tem berço de ouro, perceber o que se passa. O mais importante é meu bolso, não? Como diz José Padilha em Tropa de Elite, fica fácil dizer isso da sua cobertura em Copacabana! Muito fácil dizer quando você faz parte da oligarquia reinante. O que mais me importuna é: - Tanto estudo e tão pouca inteligência....

    ResponderExcluir
  9. Acredito que minha opinião exposta no blog do Cristiano não teve o intuito de ferir a honra e a sensibilidade de quem a lesse, para que houvesse uma reação tão grosseira e sem propósito, principalmente advinda de pessoa tão "sensível" que consegue chamar um ditador de “fidelito”, e logo defendendo a quem não respeita a vida humana, haja vista os milhares de cubanos que ele e seus asseclas mandaram exterminar ou enviar para Miami (caso dos homossexuais e prostitutas). Quando o chamei de Pitonisa não fiz mais do que dar um sinônimo aos adjetivos dados pelo redator da matéria que o denominou de profético e visionário.
    Pelo que entendi a matéria do Cristiano tinha o intuito de avaliar o discurso do ditador (eliminador de seres humanos em Cuba) no que se refere a “INTERFERENCIA DO CLIMA NO MEIO AMBIENTE”, e este era o intuito do ECO-92. Em 1988 na conferência em Toronto (Canadá), a ONU criou o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). O primeiro relatório do IPCC, em 1999, afirma que a terra esta ficando mais quente e que um “FUTURO AQUECIMENTO parece provavel.Dois anos após, em 1992 na Eco- 92, houve “o brilhante discurso do Ditador, no entanto é só no terceiro relatório do IPCC, em 2001, que se ressalta que um aquecimento global, sem precedentes desde o fim da ultima era do gelo, é “MUITO PROVAVEL”,desde então a maior parte da comunidade científica entra em consenso sobre o assunto, porém outros cientistas afirmam que se trata de uma nova era do gelo.
    O que fica em nossas cabeças é de que os discursos públicos, destinados apenas ao marketing pessoal dos lideres globais, não são levados as salas de negociações. Assim as conferências acabam se prestando como palco para personagens de segunda linha desfiarem suas usuais bravatas.
    Pouco adianta ficarem discutindo sobre a culpa pelo desastre que se evidencia no presente, as mudanças climáticas sendo ou não causadas pela atividade humana, (existem duas correntes científicas antagônicas)tem como certo que ainda não se conhece suficientemente o sistema climático para compreender com certeza aquilo que o aumento da temperatura média mundial pode significar. A UNESCO recomenda que se aja a partir do que sabemos. Se formos realmente culpados, agora estaremos lutando pelo nosso próprio futuro e o dos nossos filhos. Se as causas do aquecimento não forem decorrentes da ação do homem, forem outras, estaremos também em vantagem, pois teremos levado a cabo mudanças que conduzirão a uma sociedade mais durável do ponto de vista ambiental, econômico e social. Mas se não fizermos nada de concreto só demagogias de palanque, aí sim, corremos o risco de estar colaborando para nossa própria extinção.
    Parafraseando o presidente Lula na conferência de Copenhague, ROGO QUE UM ANJO DESÇA EM NÓS E CONSIGA COLOCAR EM NOSSAS CABEÇAS A INTELIGÊNCIA QUE NOS FALTOU ATÉ AGORA.
    Heraldo Gomes

    ResponderExcluir
  10. Heraldo, não sei porque perdes tempo com um desvairado, desinformado e e de tão pouca clarividência. Este cara(podendo ser ela, pelo geitinho como escreve), é tão desatualizado que acha Copacabana bairro rico do Rio, onde hoje em sua maioria residem pessoas idosas, gays, prostitutas, garotas e garotos de programa.No Rio de hoje, fora condominios fechados, seus bairros CHICS são Barra da Tijuca(onde reside inclusive o rei RC), Leme, Leblon etc...
    "Fidelito questionou o sistema dos homens",e o questionamento ao Sistema desta besta fera, o dito cujo se cala, ora, este cara apoia tal causa, não é admirador, é cumplice do ditadr saguinário.Ia esquecendo, e ainda se espelha para exemplos em Tropa de Elite filme admirado por truculentos e psicopatas, também assiste filme de bixinhos verdes(?). Vai ver quando criança só assistia filmes de Bambi.Sabe o que este cara(?) devia fazer, era levar um sargento barbudo para o barraco dele. Liga não ele deve ser um frouxo querendo se esconder atras do Diabo para parecer ser macho.
    Lembrem-se,se Hitler conseguio fazer o que fez
    deve-se aos seus fanaticos seguidores.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo?? Pelo jeito você não é tão macho assim para mostrar seu nome. Você realmente é um completo ignorante e falta de respeito.
    Leia e estude um pouco de história antes de escrever bobagens.

    ResponderExcluir
  12. Ninguém é ou está obrigado a aceitar a opinião de quem quer que seja. Também tenho minhas restrições ao ex-presidente de Cuba Fidek Castro.

    A maioria de nós "pobres mortais" costumamos apenas repetir o que a mídia globalista, globalizada e global (Rede Globo principalmente) quer que acreditemos como verdade.

    A Revolução Cubana livrou aquele povo de viver além da suposta miséria que dizem viver hoje, de viver numa situação de ignorância educacional, sem assistência mínima possível. Livrou aquelke povo da prostituição e escravidão norteamericana, pois estes imperialista que querem ter o mundo aos seus pés, fazia daquele brioso povo e da ilha um centro de jogatina e satisfação sexual.

    Ninguém é obrigado a aceitar as palavras alheias, mas deve-se no mínimo respeitá-las. Quem nunca ouviu a frase: "posso até não concordar com nenhuma das palavras que dissestes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las". Talvez, alguns anônimos que escreveram e de forma estúpida, grosseira e ignorante criticaram de maneira infeliz Ernesto Guevara de Lacierna. Talvez seja mesmo desisformação, pois sequer sabem o próprio nome.

    pE preciso que certas pessoas saiam das suas redomas blindadas pela ignorância e pela falta de querer conhecer o lado oposto, para sentir um pouco do calor humano e do calor advindo do aumento da temperatura ambiente, ambiente este que o homem que se diz sapiente teima em querer destruir, e, como certos anônimos teimam em negar.

    Como disse Chico Xavier, ão se pode fazer um novo começo, mais nunca é tarde para começar um novo fim.

    A história mostrará a verdade.

    Até para se criticar deve-se ter educação. Quem sabe se forem a Cuba possam aprender algo de bom.

    ResponderExcluir
  13. OS CARRASCOS ESTÃO NO FIM,ACABARAM-SE OS DE 10, OS DE 20, AGORA UM DE 30, QUANDO SERÁ QUE VEREMOS O FIM DOS DE 50?

    ResponderExcluir
  14. Os idiotas geralmente gostam de falar de Cuba, de falar da Venezuela, sem um mínimo de noção. Este país minúsculo, visinho do Haiti sonhou em construir um homem novo e uma mulher nova, cujos sonhos seja a realização humana na cultura, na saúde, na igualdade. Fidel é um grande lutador pela dignidade não só dos cubanos, mas de todo o mundo. Certamente há os descontentes (e isso é prova da liberdade).
    Há os que pensam que a felicidade é poder comer um x-burger no Macdonald e se endividar comprando um carro em 60 vezes e serão mais felizes ainda se ao dirigirem tal carro, poluidor e endividado, tiverem ar condicionado para não precisar abrir a janela nas Ruas de São Paulo ou de Florianópolis evitando assim, ver a miséria das crianças que pedem um pedaço de comida e são privados do acesso aos mais básicos meios de vida.
    Mas os idiotas não poderão, jamais acreditar que a cultura é importante (melhor é viadutos!) pois com os viadutos eles podem passar sobre as favelas sem sentir o cheiro das ruas e com cultura, talvez eles deixem de ser idiotas e assim, o que farão?

    ResponderExcluir