Ao nos deparar com tamanha tragédia, envolvendo um dos países mais pobres da atualidade, nos vem a indagação sobre o porquê de tamanho sofrimento. As cenas mostradas pelas emissoras de televisão são apenas uma parte do cataclisma que se abateu sobre o povo haitiano.
Outrora uma país próspero da América Central, as ditaduras apoiadas pelo Governo Americano, conseguiram transformá-lo no país mais pobre da América. A corrupção, a degradação moral destruiu o Haiti.
Outro dia em conversa com o Professor Flávio Torres, que visitou recentemente como senador aquele país, ele me disse: "Aqui nós temos pobreza, lá compreendi o significado da palavra miséria".
Como então compreender que um país já tão prejudicado pela ação de maus governantes, venha a sofrer tamanha destruição. Incrível que há quem defenda em nosso país, a não solidariedade com o acontecido.
Recordo-me uma frase do Papa Bento XVI, ao visitar o campo de concentração de Auschwitz:
"Onde estava Deus naqueles dias? Porque ficou Deus silencioso? Como pôde Deus permitir este infindável massacre, este triunfo do mal?"
Vendo este novo desastre, nos vêm a pergunta: Por que Deus permitiu tal acontecido com um povo tão sofrido? Da mesma forma me vem a resposta, não será que é por que nós homens e mulheres não temos esquecido de nossos irmãos mais carentes? Como se admitir gastar bilhões, trilhões em armamentos, quando a fome no mundo pode ser resolvida com muito menos que isso?
Talvez, esta fúria da natureza que atingiu a população haitiana venha despertar nos corações dos dirigentes mundiais, que muito mais vale a solidariedade entre os povos do que a instigação do ódio e das guerras. Talvez este tenha sido um sinal de Deus para que nós mortais comecemos a entender que vivemos para construir o amor, a amizade, a compaixão, a alegria. É hora de enterrarmos o ódio, o preconceito, a desarmonia.
Afinal ao vermos a imagem de uma criança(Reggie Claude) sendo resgatada no meio daqueles escombros e sendo entregue a sua mãe (foto) demonstra-se que ainda resta uma esperança para este mundo tão cruel.
Afinal ao vermos a imagem de uma criança(Reggie Claude) sendo resgatada no meio daqueles escombros e sendo entregue a sua mãe (foto) demonstra-se que ainda resta uma esperança para este mundo tão cruel.
Cristiano, fiquei muito triste com essa destruição que ocorreu no Haiti por conta de um terremoto, penso eu que por ser um país pobre, e esquecido por muitos, as consequencias foram muito maiores, por a culpa em quem? em Deus? Deus não teve nada com isso, creio que ficou muito triste, mas o que ele poderia fazer, se nós seres humanos acabamos com nossa própria casa, destruimos nosso próprio lar, Deus nos deu o mundo para administrarmos, mas temos falhado nessa missão.
ResponderExcluirJunior_breakdance@hotmail.com