quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

SECRETÁRIO AMORIM (SDA) INAUGURA MINI-FÁBRICA DE BIOCOMPOSTAGEM EM QUIXADÁ

Mesa de autoridades

Hora do discurso

Banda de música de Quixadá
 
             Apresentação das máquinas de biocompostagem

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, visitou o assentamento Bonfim II, no município de Quixadá, para inaugurar uma minifábrica de adubo orgânico biotecnológico. A visita aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), e contou com a presença de lideranças daquele município.

Representei a Ematerce na solenidade e discursei enfatizando a trajetória do secretário Amorim, agradecendo o apoio e a amizade recém construída. Amorim irá assumir a secretaria adjunta e o deputado estadual Nelson Martins será o titular da SDA. Em seu pronunciamento Amorim enfatizou a importância da obra para a conservação ambiental e fomento de renda. Agradeceu o apoio da Ematerce e destacou o meu trabalho na diretoria administrativa.

A minifábrica do assentamento Bonfim II foi projetada para trabalhar com capacidade de processamento de uma tonelada de resíduos por dia, aproveitando material proveniente da poda de árvores que será feita semanalmente na sede do município. Toda produção do adubo orgânico será utilizada pelos agricultores cadastrados no Programa Biodiesel do Ceará, promovendo um aumento da produtividade de mamona e das culturas alimentares de milho e feijão, que farão parte do consórcio, gerando mais ocupação e renda.
 
O funcionamento do equipamento permitirá uma solução biotecnólogica, economicamente viável, socialmente responsável e ecologicamente correta para os os problemas dos resíduos gerados no município e região. Foram investidos 120.000,00 beneficiando inicialmente 80 famílias de agricultores familiares que vivem na região.

Um comentário: