terça-feira, 14 de abril de 2015

LIVROS PARA COMPREENDER O BRASIL


Estou chegando ao final das cadeiras do curso de mestrado de Planejamento e Políticas Públicas. Presenciando as exposições dos dignos mestres, me fui despertado em fazer a leitura de obras referenciais para entender a formação de nosso país. Longe de mim de estabelecer um roteiro próprio para compreender o Brasil, mas relaciono aqui leituras que julgo fundamentais para a formação de uma consciência crítica sobre sua instituição. Baseio-me em minhas percepções, nas opiniões de pensadores, e dos professores do mestrado. Ela não está completa, mas reflete um começo de estudo necessário para historiadores, para idealistas, para cidadãos. Esta lista está colocada como minha meta atual de leitura, antes de iniciar a escrita de minha dissertação.

OBRAS:

O Abolicionismo - Joaquim Nabuco*
Os Donos do Poder - Raymundo Faoro*
Casa Grande e Senzala - Gilberto Freyre*
Os Sertões - Euclides da Cunha*
Formação do Brasil Contemporâneo - Caio Prado Jr.*
Raízes do Brasil - Sérgio Buarque de Holanda*
Coronelismo, enxada e voto - Victor Nunes Leal*
História Econômica do Brasil - Caio Prado Jr.*
Capítulos da História Colonial - J. Capistrano de Abreu*
O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro*
Formação Econômica do Brasil - Celso Furtado*
Carnavais, malandros e heróis - Roberto da Matta*
Cidadania no Brasil - José Murilo de Carvalho*
A Construção Política do Brasil - Bresser Pereira* 
Viva o povo brasileiro - João Ubaldo Ribeiro*
Sobrados e mucambos - Gilberto Freyre
Getúlio - Lira Neto - 3 vol.*
A Revolução burguesa no Brasil - Florestan Fernandes*
Dom João VI no Brasil - Oliveira Viana
Chatô - o Rei do Brasil - Fernando Morais*

obs: (*) livros que já tive o prazer de degustar sua leitura nesta jornada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário