domingo, 26 de agosto de 2012

SABEDORIA POR BERTRAND RUSSEL

Talvez a essência de um futuro liberal possa ser resumida em um novo decálogo, que não tem a intenção de substituir o original, mas apenas complementá-lo. Os dez mandamentos que eu, como professor, desejaria promulgar, deveriam ser mais ou menos assim:
1. Não tenha certeza absoluta de nada.
2. Não pense que valha a pena prosseguir escondendo evidências, porque toda evidência com certeza vira à luz.
3. Nunca tente desencorajar as pessoas a pensar, pois é certo que você terá êxito.4. Quando encontrar oposição, mesmo que esta venha do seu filho ou do seu cônjuge, trabalhe para dobrá-la através do argumento e não pelo autoritarismo, pois uma vitória baseada na autoridade é irreal e ilusória.
4. Quando encontrar oposição, mesmo que esta venha do seu filho ou do seu cônjuge, trabalhe para dobrá-la através do argumento e não pelo autoritarismo, pois uma vitória baseada na autoridade é irreal e ilusória.
5. Não tenha respeito absoluto pela autoridade de outros, pois sempre haverá autoridades no contrário a serem descobertas.
6. Não use a força para suprimir opiniões, mesmo que você as ache perniciosas, pois desta forma serão as opiniões que vão suprimir você.
7. Não tema ser excêntrico nas sua opiniões, pois cada opinião atualmente aceita um dia também foi excêntrica.
8. Busque mais prazer no antagonismo inteligente do que na concordância passiva, pois, se você valoriza a inteligência como deveria, a primeira implica em um acordo muito mais profundo do que a primeira.
9. Seja escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois tentar escondê-la sempre será muito mais inconveniente.
10. Não sinta inveja da felicidade daqueles que vivem no paraíso dos tolos, pois somente um tolo acha que isso é a verdadeira felicidade.
Bertrand Russell(foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário