quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

QUE 2016 CHEGUE CHEIO DE ESPERANÇA



Chega ao fim um ano considerado por muitos como difícil. E o foi. Tivemos um clima pós eleitoral de constate debate e inúmeros questionamentos. Escândalos se sucederam praticamente todas as semanas. O desgaste das autoridades e dos políticos do país é explícito. Cenas de intolerância contra pessoas de opiniões contrárias exacerbaram o clima no país, como se fosse um confronto final de torcidas organizadas de futebol. E neste clima a crise econômica começa a bater na nossa porta. Há prenúncio de nova seca no Nordeste. Um sentimento negativa paira sobre a sociedade brasileira.

Há no entanto, luzes indicando que a sociedade brasileira está mais exigente com a utilização dos recursos públicos. Cobra mais austeridade, eficiência e justiça. Presenciamos juízes sendo afastados de sua função por mau uso do cargo. Constata-se maior ação dos órgãos de controle. A transparência começa a ganhar efetividade com a disponibilidade permanente dos dados governamentais. As mídias sociais possibilitam maior questionamento e debate de notícias antes esquecidas pelos órgãos de imprensa. Existe esperança para nossa sociedade. Há vozes contundentes contra a corrupção, a ineficiência e a intolerância.

Apesar dos pesares sou um otimista. Acho que nosso país vem avançando de forma lenta e gradual em todos os setores. O problema é que não aceitamos mais práticas ultrapassadas e sem princípios de nossas autoridades.

Ressalte-se que para avançar ainda mais nossa sociedade precisamos fazer também a mudança dentro de nós. Não basta criticar os corruptos e ao mesmo tempo furar fila. Questionar o mau uso do recurso público e votar por interesse puramente individual. Pedir a condenação de políticos e diariamente chegar atrasado ao serviço público.

Ressalvo que apesar dos contratempos espero um ano melhor para todos os brasileiros. Espero que Deus nos envie chuva para nosso sofrido Ceará e o Nordeste. Espero que as palavras do Papa Francisco contagiem os corações duros dos homens na sua conspiração permanente pela paz. Espero que os homens e mulheres sábias possam trazer noticias no campo da saúde pública. Enfim, espero que possamos avaliar positivamente o ano de 2016.

Um grande abraço aos amigos virtuais ou presenciais. Que 2016 seja repleto de paz, saúde, e felicidade em nossas vidas e corações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário