quarta-feira, 24 de julho de 2019

RENATO CARNEIRO SAUDADES

            Vereador Agenor Queiroz entregando a medalha Américo Barreira ao amigo Renato Carneiro
                          Renato Carneiro e outros homenageados com a Medalha Américo Barreira

Conheci Sr. Renato Carneiro quando estudante do Ginásio Waldemar Alcântara. Minha professora de história passou tarefa de entrevistar políticos quixadaenses sobre a trajetória de Getúlio Vargas. Minha equipe era composta além de mim dos amigos Amâncio, Gladstone e Manin. Renato Carneiro era então prefeito de Quixadá e recebeu sem cerimônia os jovens estudantes. Não tínhamos marcado hora, mas mesmo assim ele nos fez adentrar em seu gabinete e ouviu sobre o tema da entrevista. Perguntou se poderíamos ir no outro dia na sua empresa para conceder a entrevista. E assim foi, nos deu um saudoso depoimento sobre a história de Getúlio Vargas. Aliás, ao final nos agradeceu pela oportunidade.
Os anos passaram e voltei a ter contato com Sr. Renato no antigo Hotel Municipal de Quixadá. Sempre estava lá às segundas-feiras para tirar o stress, batendo papo com os amigos e tomando algumas doses de whisky. Em um desses dias pude sentar em sua mesa e beber da sua sabedoria. Nas histórias que contava desfilava prudência, experiência, objetividade, prazer para o trabalho. Nas diversas vezes que tive o prazer de estar em sua presença, pude presenciar o ser humano empreendedor, inovador e educador que era.
Como prefeito de Quixadá era conhecido por sua palavra, sem rodeios e verdadeira. Não fazia falsas promessas, prometia somente o que realmente iria fazer. Foi um prefeito também inovador. Elaborou o primeiro plano diretor da cidade de Quixadá, quando sequer se sabia a importância do planejamento na administração pública. Cumpria os pagamentos financeiros da Prefeitura rigorosamente e foi um grande gestor de Quixadá com muitas realizações.
Na área privada, foi um empresário que marcou época no plantio e industrialização do algodão no Sertão Central e em nosso Estado. Enveredou pela avicultura e outras atividades comerciais; afinal sempre foi uma pessoa voltada para o trabalho; creio que foi uma pessoa incansável na arte de empreender.
Sua filosofia de vida procurava repassar para sua família, amigos e todos os que o cercavam, daí por que coloquei como uma de suas qualidades a de educador.  E o era. E muito bem.
Quando fui presidente da Câmara de Quixadá pude homenageá-lo com os vereadores da época com a medalha municipalista Américo Barreira. Homenagem mais do que justa em uma concorrida solenidade.
Há homens e mulheres que são quase imortais; marcam sua vida com pegadas fortes. Renato Carneiro era um desses homens que engrandecem a existência. Seja na área política, empresarial e familiar, foi um homem imprescindível e que marcou época especialmente na cidade de Quixadá. 
Minhas condolências a sua família e amigos. Ressalto que sua missão terrena foi muito bem cumprida. Deixa muitas saudades para todos que o conheceram. A mim, também especialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário