sexta-feira, 5 de abril de 2013

ÁGUA: DOCE LÍQUIDO DE CIDADANIA

Em Quixadá as meninas fizeram a festa
no Banabuiú os alunos soltaram a farda e foram para o banho
Em Capistrano depois dos meninos, as meninas tiveram vez no banho

Três cidades diferentes. Três momentos inesquecíveis. Três comunidades rurais repletas de alegria e sonhos realizados. Hoje pude sentir de perto o gosto saboroso da felicidade brotar dos olhos e das palavras das pessoas. 

Acompanhei o secretário Nelson Martins da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará em três inaugurações. Bem cedinho estivemos em Banabuiú para inauguração de abastecimento de água em Laranjeiras. Autoridades e muitas lideranças se fizeram presentes. Discursos entusiásticos aconteceram. Nada no entanto se igualou ao momento da água jorrar. Assim que o chuveiro escorreu água a meninada não se aguentou. Mesmo vestidos com a farda não se contiveram e foram os primeiros  a simbolicamente  aproveitá-la. Foram momentos de emoção e alegria que contagiaram a todos que ali se fizeram presentes.

Para quem trabalha na equipe da SDA e no Governo do Estado, isto como diz a propaganda não tem preço. Ver todo o esforço dispendido nas licitações, na elaboração e análise de projetos, na fiscalização, no planejamento; se tornar realidade quando o sorriso emerge dos lábios de uma família beneficiada. Acredito que o dia de hoje é comparado a um grito de campeão. Muitas vezes ficamos emaranhados em driblar a burocracia e não temos a dimensão do trabalho belíssimo que está sendo conquistado diariamente.

Estamos em um périplo de inaugurações de quase 100 projetos de água. Estamos em uma outra vertente concluindo e preparando as ordens de serviço para mais 50 comunidades beneficiadas em todo o Estado. E estamos também com outra equipe trabalhando a conclusão de mais 90 projetos de abastecimento de água a serem enviados para licitação nos próximos dias. E há ainda outra equipe preparando uma quantidade ainda maior de projetos dentro do Programa Água para Todos. A decisão do Governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins é ver tudo isto realidade ainda em 2013 e 2014. Para tanto será muito trabalho de todos da SDA, do Governo do Estado e das entidades parceiras.

Agora, quando nos deparamos com um dia como hoje, a energia se revigora para trabalhar mais e mais. Em Quixadá, que é minha terra, encontramos a mesma felicidade no olhar das pessoas. As palavras da presidenta da comunidade de Riacho do Meio apenas confirmou a realização de sonhos coletivos. Nos Cajuais de Capistrano não foi nada diferente. O cair da tarde apenas abrilhantou este  momento. Rezamos, conversamos, festejamos a conquista da comunidade de ter água tratada, limpa e saborosa. Sabe-se lá quanto custa dar dignidade ao povo cearense. Sei apenas que o Governador Cid Gomes tem acelerado este processo. Quem tem água na torneira não dimensiona a alegria daqueles que não tem e que passam a ter. E principalmente neste momento de escassez de água desta malvada seca. Em meu discurso fiz questão de pedir economia, afinal água é um bem precioso para usar, mas também para economizar.

Água é vida, cidadania e dignidade. Celebremos as conquistas pois o futuro exige muito mais dedicação. O pagamento como já expressei é a felicidade das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário