quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

JANEIRO: FÉRIAS OU MAIS TRABALHO?

Este ano procurei acelerar as atividades profissionais. O ano é bem curto, com a realização de uma copa no mundo no Brasil e também as eleições. Desta forma, para se cumprir a agenda necessária precisa-se planejar bem e não perder o compasso, semana após semana.
 
Há diversos desafios na Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Vivemos em um ano em que os efeitos da seca vem prejudicando por demais a população do sertão, nosso principal foco de ação. As pessoas esperam que os efeitos da estiagem prolongada sejam minorados com ações dos Governos, seja federal, estadual ou municipal.
 
Para atender esta demanda imediata, a SDA deve intensificar as ações de implantação de cisternas e sistemas de abastecimento de água. Além disso, as demais ações não podem ser esquecidas pois trabalham principalmente com ações de sustentabilidade econômica da população rural. São os chamados projetos produtivos. Temos recursos no Projeto São José III, do Projeto Paulo Freire/FIDA, bem como do FECOP e do próprio tesouro estadual. O orçamento da SDA, hoje no MAPP (Monitoramento de ProJetos Prioritários), de investimento passa de 1 BILHÃO. Precisamos aplicar bem mais recursos com o mesmo número de pessoas e estrutura. Não é fácil. É um grande desafio, além de contar com muita ousadia.
 
Neste janeiro, na área de planejamento, tivemos a realização de cursos de Tomada de Contas Especial e outro sobre Contratos de Gestão. Realizamos a discussão de novo regulamento para a SDA, estando em fase de finalização. Também aconteceu a discussão e elaboração do Plano de Ação 2014, com a reunião de aprovação na primeira semana de fevereiro. Afora isto, amanhã estamos realizando seminário que discute a gestão pública e o desenvolvimento sustentável.
 
Enquanto estas ações acontecem, temos buscado intensificar as obras em curso na SDA. Temos como previsão de conclusão para este mês vindouro a 1a Etapa do Parque César Cals (14/2), a nova Capela da SDA (14/2) e provavelmente as novas instalações do IDACE. Para março está prevista a conclusão da nova sede da Ematerce (14/3) e em 21/3 a inauguração das novas instalações da Biblioteca do Sistema Estadual de Agricultura (BEAGRI), do novo e confortável auditório, da área de Comunicação e da Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário. Concluir todas estas obras com instalações lógicas, sinalização, centrais de ar e mobília não tem sido fácil. Tem dado um trabalho danado fazer estas obras entrarem na reta final.
 
Até pensei em tirar umas férias neste mês de janeiro, mas o resultado foi que tem sido um dos meses que mais trabalhei. E ele ainda não terminou. Folga, só nos finais de semana, como nesta foto na Engenhoca em Aquiraz. Aliás, passeio que recomendo.
 
Foto: Andando pela primeira vez de pedalinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário