terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

NOVELA NO BRASIL: PAIXÃO E SORDIDEZ

O Brasil tem realmente uma paixão pelas novelas. E há folhetins televisivos com qualidade a impressionar. E há novelas que caem no gosto do povo, tornando-se motivo de discussão cotidiana nas ruas, no trabalho, no meio familiar... Lembro de uma novela, quando eu era pequeno, que se tornou sucesso total, a ponto do casal Carina e André, vividos pelos atores Toni Ramos e Elisabeth Savalla, virarem nomes de muitas crianças nascidas na época. Mais recentemente, quando estava atolado nos estudos de concursos, tinha que dar uma parada todo dia para assistir a novela Caminho das Índias. A turma de concurseiros torcia que a novela acabasse para poder focar somente nos estudos.
 
Assim é o Brasil, eterno apaixonado pelas novelas. E elas podem inclusive servir de forma educativa, como por exemplo, mostrar personagens lendo ou debatendo temas importantes para a nossa sociedade. A audiência destas novelas é tanta que mesmo sem querer acabamos acompanhando, pois todo mundo está assistindo. Onde chega-se tem que dar uma pausa para a tradicional hora da novela. E isto acaba sendo um lazer agradável para quem não tem outras alternativas de diversão.
 
Ocorre que algumas novelas chegam a surpreender com exemplos negativos da própria sociedade. Nesta última novela da Globo desfilaram personagens tão ruins, que fazem inveja a alguns filmes de terror. Senão, vejamos:
 
- Um pai preconceituoso, sedento em sua existência pelo poder e a riqueza;
- Uma esposa capaz de sabotar o carro da rival visando sua morte;
- Uma mãe que incentiva a prostituição da filha, em detrimento de sua felicidade;
- Um irmão, que sequestra a própria sobrinha, sem falar de outros inúmeros atos criminosos;
- Um pai que põe em risco a vida de sua própria filha, sequestrando-a;
- Uma outra jovem passa a vida toda planejando dar o golpe na melhor amiga;
- Uma médica que finge ajudar a amigos, mas busca mesmo é roubar o seu filho;
- Uma enfermeira que falsifica exames, além de muitas outras maldades. E o faz em nome do amor;
- Uma mulher que cega o marido, rouba seu dinheiro e o trai de todas as maneiras em nome da vingança;
 
Ainda há muitos outros personagens demonstrando a sordidez da humanidade. Confesso que há muita maldade no mundo, mas esta retratada nas novelas considero muito pior do que a real. O último capítulo da novela acabou por chamar a atenção pela quebra de um paradigma que foi mostrar um beijo homossexual. Mesmo tendo este viés positivo, para mim, nada contribuiu ao mostrar uma face sombria e nefasta da sociedade.
 
foto: cena da novela Amor a vida.
.