quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

REABERTURA CINE SÃO LUIZ / MOMENTO HISTÓRICO


O dia 22/12/2014 foi um dia especial. Não somente para os amantes do cinema e da cultura, mas para todos os cearenses. A reabertura do Cine São Luiz foi emocionante. O clima era de nostalgia, sensibilidade, felicidade geral. Pena que não havia espaço para todos os que ali gostariam de estar. Eu tive esse privilégio e guardarei na memória este dia histórico.

Sei que a data da reabertura não supera a importância do dia 26/03/1958, que foi sua inauguração. Naquele dia a cidade parou para receber o progresso cultural que era simbolizado pelo cinema. As pessoas se aglomeraram na Praça do Ferreira para ver o desfile das autoridades e pessoas ilustres que vinham prestigiar a abertura do Cine São Luiz. E foi realmente um acontecimento que permaneceu na memória da cidade. 

Algum tempo atrás, com o fechamento dos cinemas, o famoso cine perdeu sua importância como palco do entretenimento de Fortaleza. Cogitou-se de que ali se tornaria espaço de igrejas caça-níqueis. Por uma ação louvável do Governo do Estado do Ceará, o simbólico cinema passou para o patrimônio cearense.

Um projeto ousado de recuperação de sua estrutura e também de sua modernização levou técnicos das mais diversas categorias a se dedicar por meses e ao final apresentar, com esmero notável, o resgate de uma obra prima da arquitetura histórica de Fortaleza. O Cine São Luiz está lindo, aliás lindíssimo. De encher os olhos de qualquer um. As fotos não fazem jus a sua beleza vista com nossos olhos ao vivo. Em verdade, está um espetáculo.

E a noite foi mágica. Em frente ao Cine estavam carros antigos para criar a aura da tradição. Entre as luzes natalinas da Praça do Ferreira as pessoas circundavam felizes. Digo felizes pois este era o clima de quem ali estava. O encontrar de amigos, conhecidos e anônimos era de encanto. Quando os cantores Franklin Dantas e Giovana Bezerra abriram com suas lindas vozes a programação, o ar foi ficou mais denso e apaixonante. Do alto das escadarias o desfilar de músicas maravilhosas tocou os corações. Confesso que ao ouvir "Ave Maria" os olhos marejaram. Mas, a noite não ficou por aqui. 

Ao adentrar no cinema, sentar em uma de suas cadeiras, o tempo retorna. Lembrei de meu pai me levando para assistir uma sessão de cinema. Comi pipoca relembrando de sua presença e sentindo sua ausência. 

A emoção não parou. A solenidade de inauguração teve discurso tocante do Secretário de Cultura Paulo Mamede. O anúncio de obras para o centro de Fortaleza pelo prefeito Roberto Cláudio. A ratificação feita pelo governador eleito Camilo Santana de que aplicará 1,5% do orçamento estadual na cultura. Boas notícias afinal. Entretanto, aos acordes da Orquestra Eleazar de Carvalho, a emoção permaneceu em ebulição. Divina a apresentação. Divino o momento. 

Agora, quando a cortina se abriu e presenciamos aquele som potente e uma tela magistral nada se comparou a este instante. A sétima arte ressurge esplendorosa.

Primeiro tivemos a apresentação de vídeo documentário sobre a obras de restauração do cinema e do papel que ele endereçou à sociedade cearense. As palavras dos que viveram o cotidiano do Cine São Luiz foi de propiciar gargalhadas, suspiros e lágrimas.

Depois o filme "Anastácia - A princesa esquecida" percorreu nossos olhos e nossas emoções. Foi uma noite memorável, inesquecível, aliás faltam palavras para dimensioná-la. 

Pela sua grandiosidade, sei que terá um papel preponderante no resgate do centro da cidade de Fortaleza. Que este dia seja apenas um dos muitos a relembrar de apresentações artísticas naquele palco do cinema, do teatro, da música, da dança, enfim da cultura, do nosso Estado do Ceará. Um presente digno do natal dos cearenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário