sábado, 12 de maio de 2018

ESPAÇO CULTURAL UNIFOR

                                                             Belas obras de arte
                                                        Estrutura moderna e ampla
                                                               Espaços diversos
                                                             O verde circunda o espaço

Fui aluno da Unifor por diversos anos e não conheci este espaço maravilhoso da cultura que é o Espaço Cultural Unifor. Simplesmente sensacional. É incrível que saiamos pelo mundo a visitar museus, locais históricos e galerias de arte e não conhecemos espaços maravilhosos na cidade em que a gente mora. O local é agradabilíssimo. Há um conjunção entre o verde e a arte. Com estrutura moderna possibilita um desfrutar tranquilo e sereno da arte seja na pintura, escultura, enfim de nossa história. 
Inaugurado em 1988, o espaço já abrigou exposições exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx, além do destaque à arte regional, como a Arte Brasileira nas Coleções Públicas e Privadas do Ceará, Unifor Plástica, História do Ceará em Obras Sacras e Decorativas. Por ser referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016 foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.
Quem visita o Espaço Cultural Unifor desfruta de instalações e equipamentos que se encontram dentro das normas museológicas do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Com área total de 1.200m², o ambiente segue padrões internacionais compatíveis com as melhores galerias de arte existentes no mundo, com estrutura dotada de sistemas de climatização do ambiente, controle rigoroso dos índices internos de umidade e de iluminação, toaletes com instalações específicas para portadores de necessidades especiais, proteção contra incêndios e saídas de emergência de fácil identificação.
Situado no 2º piso da Reitoria da Universidade de Fortaleza, o local passou por reforma física em 2004, tendo sido reaberto com a Mostra Raimundo Cela, uma homenagem ao cinquentenário de morte do artista cearense. Em 2008, ganhou espaço anexo, inaugurado com a mostra Barão de Mauá – O empreendedor.
A entrada é gratuita. Funciona de terça a domingo, sendo de terça a sexta no horário de 9 às 19h e nos sábados e domingos de 10 às 18h. Possui também estacionamento gratuito. Há também um delicioso café ao lado do espaço. Vale a pena visitar.
Fonte: https://www.unifor.br/espaco-cultural-unifor/apresentacao 

Nenhum comentário:

Postar um comentário