domingo, 6 de dezembro de 2020

SUSTENTABILIDADE


 

Volto ao tema sustentabilidade pelo fato de ser mais do que necessário discuti-lo de forma permanente. A crise provocada pelo coronavírus demonstra a necessidade de mudarmos hábitos, de evitar o consumismo, de respeitar o direito de existência das gerações futuras. 

Nosso belo planeta não aguenta a forma de desenvolvimento atual vigente. Nosso planeta, e nós como espécie também, não sobreviveremos a esta contínua ação de destruição do nosso habitat. Avalio que a Terra, como um organismo vivo, vem sofrendo por séculos atos hostis e prejudiciais à sua sobrevivência. Mas, nunca de forma tão incisiva como no período atual.

As mudanças climáticas, a proliferação de vírus, os incêndios assustadores nos mais diversos locais do planeta; nos assustam. Já se discute a possibilidade de nossa extinção como espécie. É assustador. Contudo, não surpreendem os cientistas que há muito tempo nos avisam dos riscos da continuidade da ação destruidora do homem.

Não obstante ao relatado, ainda há dirigentes que simplesmente ignoram a gravidade da situação e agem como se nada estivesse acontecendo. Agarrados à ignorância contribuem para agravar ainda mais a situação. A proliferação de teorias da conspiração, de notícias falsas e outras barbaridades, são o seu passaporte de governo. 

Assim, neste quadro desolador de lideranças, resta-nos combater as trevas da ignorância com a defesa de posições responsáveis com nosso Planeta. Cada um de nós pode contribuir, mesmo que de forma simbólica.

Neste período de pandemia fiz um inventário de minhas roupas, doei parte de meu acervo a instituições de caridade, bem como a pessoas necessitadas. Será que é necessário termos roupas para usarmos uma vez por ano? Será que é necessário ter 200 pares de sapatos, quando pessoas não tem nem uma chinela para calçar? É importante reavaliarmos nossa adesão a este mundo consumista, que nos faz desejar possuir cada vez mais. Devemos avaliar se o que estamos comprando tem alguma utilidade ou será apenas mais um item no guarda-roupa para ser esquecido. Em 2020 comprei apenas uma camisa. Uma bela camisa do Fortaleza. Foi suficiente. 

Avaliemos nossa vida. Sejamos mais responsáveis com nosso habitat. O respeito à natureza, o combate ao consumismo, a adesão à alimentação saudável, a defesa de políticas preventivas e responsáveis de saúde e meio ambiente urgem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário