sábado, 22 de maio de 2010

CINTURÃO DIGITAL -- UM GRANDE AVANÇO PARA O CEARÁ

Estive na ETICE(Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará) para ampliar os conhecimentos sobre a implantação do Cinturão digital do Ceará. O intuito foi compreender os mecanismos de sua implantação e a forma como as instituições deverão proceder para aderir imediatamente a este grande empreendimento.

Fui acompanhado da assessoria de informática da EMATERCE e fomos recepcionados pelo presidente da ETICE Dr. Fernando Carvalho(em sua sala na foto). Já o conhecia dos tempos da elaboração do projeto da implantação da UFC em Quixadá. Tivemos muito contato à época. Ele nos apresentou o projeto do Cinturão Digital. Conhecendo de perto o projeto, aí que ficamos mais entusiasmados com as inovações advindas.

Para se ter uma idéia propiciará uma banda larga de alta velocidade conectando o Ceará. Será a  maior e mais veloz rede pública de banda larga do Brasil, cobrindo 90% da população urbana do Estado até o final de 2010. Serão mais de 3.000 km de fibra ótica de alta velocidade (1 a 2 Gps) conectando escolas, hospitais, postos de saúde, delegacia e demais órgãos públicos. Levando também, telemedicina, educação a distância, tv digital, videoconferência e outros serviços essenciais para o desenvolvimento do Estado e a qualidade de vida dos cearenses.

O prognóstico é que teremos até agosto o início efetivo de suas atividades. Queremos logo no início migrar 40 escritórios da EMATERCE. E até o final do ano todas as unidades da EMATERCE estarão interligadas garantindo mais rapidez na transmissão dos dados, diminuição de custos e racionalidade nas ações. Já estamos nos programando para fazer as aquisições de equipamentos necessárias a este planejamento.

Sem dúvida é um gol de placa do governo estadual. E olhe que após a total interligação dos órgãos estaduais será utilizada apenas 1% da capacidade do cinturão. O restante será disponibilizado para convênios com prefeituras, universidades e utilização pela iniciativa privada.

2 comentários:

  1. Olá Cristiano!
    O Cinturão Digital será implatado em etapas? Como Quixadá será contemplado? Há previsão para que isto aconteça?
    Grato,

    Cícero Bandeira

    ResponderExcluir
  2. Não. O cinturão está em fase final de conclusão. Há perspectivas de que no mês de junho(final) ele estará concluído. Claro que sempre caberá ampliações para estender para mais cidades.
    Quixadá já está contemplado. A obra em nossa cidade já foi concluída. Precisamos apenas esperar a conclusão para nos interligarmos. Os órgãos estdauais serão os primeiros beneficiados. Para se ter uma idéia já estamos nos preparando para fazer a aquisição de equipamentos para 40 unidades da Ematerce que serão beneficiadas imediatamente. Os demais órgãos estaduais já estão se organizando para isso. O Estado fará uma economia enorme e também teremos muito mais qualidade. Depois da implantação no Estado (prevista para agosto), será criada a possibilidade para a inictiva privada e outros parceiros públicos. Agosto é o prazo que a ETICE nos afirmou do inicio de funcionamento. Vai ser um grande avanço, um grande salto.

    ResponderExcluir