quarta-feira, 17 de agosto de 2011

IMPUNIDADE: FATOR DE APOIO A CRIMINALIDADE

Em minha opinião um dos principais fatores da corrupção e da realização dos principais crimes em nosso país é exatamente a quase que certeza da impunidade. Há outros, mas este se configura como um dos maiores pilares para a prática delituosa no Brasil.

Não acho que leis mais severas façam a diferença no combate ao crime. Ajudam, entretanto como é senso comum de que as pessoas não serão punidas por seus atos, a edição de novas legislações mais áridas acaba não surtindo o devido efeito. Faz-se necessário uma política nacional visanto alterar com este clima reinante de impunidade.  

Interessante que estava assistindo a uma reportagem sobre infrações no trânsito em uma avenida das mais movimentadas em nosso país. Acidentes e descumprimento das normas de trânsito aconteciam a toda hora. A simples divulgação de que naquele trecho seriam instaladas câmaras de monitoramento pelo órgão de controle de trânsito com a aplicação de multas a distância fez com que os acidentes diminuissem em mais de 40%. O fato de que os motoristas seriam multados pelas infrações fez acontecer a redução. Outro exemplo foi o uso do cinto de segurança. Enquanto não começou-se a aplicar as multas pelo seu não uso praticamente ninguém cumpria a determinação. Com o apenamento dos condutores, o cinto foi incorporado a nossa cultura.

As ações recentes da Polícia Federal tem feito muitos prefeitos pensarem duas ou três vezes antes de fazer qualquer estrepulia maior. Claro que ainda são ações pouco frequentes dada a multiplicidade de irregularidades e descumprimento das normas pelos gestores municipais. Com uma política mais eficaz no combate a corrupção e com os responsáveis sendo punidos teríamos uma curva descendente de práticas delituosas na área pública.

O assassinato da juíza no Rio de Janeiro nos mostra como as organizações criminosas acreditam na impunidade. Confiam nesta conclusão para enfrentar a sociedade com atos cada vez mais ousados. Em alguns estados parece que temos uma árvore podre e carcomida como símbolo do poder. É preciso enfrentar com vigor a criminalidade nestes locais e não deixar florescer em outros. Para isso deve-se investir na capacitação e inteligência de nossa força policial, de realizar concursos para novos quadros, de adquirir equipamentos modernos. Agora, tudo isto só adiantará se a sociedade brasileira realmente exigir uma mudança de posicionamento das autoridades brasileiras como um todo. Impunidade não deve ser tolerada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário