segunda-feira, 5 de março de 2012

CAMPANHA QUEM CALA CONSENTE - QUIXADÁ (CE)

Campanha ‘Quem Cala, Consente’ chega ao Sertão Central

O município de Quixadá, localizado no Sertão Central, vai sediar o 11ª seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento acontecerá no próximo dia 06 de março (terça-feira), a partir das 9 horas, no Balneário Cedro Clube, no Centro da cidade.

O objetivo do seminário é conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, e reunirá representantes dos municípios de Boa Viagem, Madalena, Quixeramobim, Quixadá, Choró, Banabuiú, Ibaretama e Ibicuitinha.

Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis.

De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso.”

Durante o seminário haverá palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno e com a advogada Drª. Viena Ponce, que explicarão as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.

Dentro da programação do evento, cada município formará um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.

Encontros Regionais

O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Desde maio do ano passado já foram realizados nove encontros, sendo que até junho de 2012 o evento ainda acontecerá nos municípios de Sobral, Crateús, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio de 2011, na Assembléia Legislativa do Ceará.

SERVIÇO
Seminário Regional da campanha ‘QUEM CALA, CONSENTE’ em Quixadá.
dia: 06 de março
Horário: Das 09 horas às 12 horas.
Local: Balneário Cedro Clube.
Rua: Pascoal Crispino, 297, Centro.
Fonte: Assembleía Legislativa do Estado do Ceará