sábado, 17 de março de 2012

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

Cristiano Goes junto Diretoria da Ematerce e Egileu (MDA)

Representantes da agricultura familiar e da reforma agrária, comunidades tradicionais, sindicatos, cooperativas e associações, reuniram-se na I Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Ceará. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará (DFDA) coordenaram o evento.

A etapa estadual avaliou os trabalhos feitos nas 13 conferências territoriais de ATER, realizadas no período de 07 a 28 de fevereiro de 2012. As demandas foram norteadas pelos eixos temáticos propostos para a Conferência Nacional, que traz os temas: desenvolvimento rural sustentável, diversidade da agricultura familiar e a Redução das Desigualdades, Políticas Públicas, gestão, financiamento, demanda e oferta de serviços de Ater e metodologia de Ater - abordagens de extensão rural.

A coordenadora do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural, Graça Duarte, ressalta que a Conferência Estadual teve boa representatividade, com destaque para a participação feminina. “O momento foi proveitoso para discutir as necessidades específicas da mulher, considerando que a agricultura familiar é feita por mãos de homens e mulheres”, frisou.

Os grupos de trabalho discutiram a criação da Lei Estadual de ATER, propostas para financiamento da ATER no Brasil, e a proposição de uma ATER que atenda a maior diversidade de populações. Na ocasião, foram eleitos 40 delegados que vão representar o Ceará na Conferência Nacional, que acontece em Brasília, de 23 a 26 de abril.