quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PRATA NO GESPÚBLICA: UM PRÊMIO REFERENCIAL PARA A SDA E SUA EQUIPE

O trabalho de uma instituição não é fruto de uma única pessoa ou de um iluminado. É fruto do trabalho coletivo de toda a equipe que a compõe. Isto levando-se em conta também o seu passado, as gerações que construiram a instituição desde seu nascedouro. Nada acontece como um passe de mágica, trata-se de uma construção que envolve muitas vezes um bom tempo, até anos.

Falo isto para enfatizar a importância da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Embora ela tenha mudado de nome algumas vezes, configura-se no órgão governamental da mais extrema importância para o desenvolvimento e a qualidade de vida em nosso Estado do Ceará. Sem sombra de dúvida prestou, vem prestando e prestará serviços relevantes para homem do campo cearense. Possui uma história referencial. Já levou para o sertanejo inúmeros benefícios, serviços e melhorias.
 
Os técnicos e colaboradores da SDA são figuras importantíssimas para o êxito de políticas governamentais consideradas prioritárias para a erradicação da extrema probreza, da geração da renda no campo, para a produção de gêneros alimentícios, para a convivência com o semi-árido, para o bem estar do homem/mulher do campo. Não falta serviço ou função no dia a dia dos servidores. Sempre há metas a cumprir, problemas a resolver, esclarecimentos a fornecer, atendimentos a realizar. É um trabalho desgastante, mas extremamente reconfortante pela sua importância e necessidade.
 
Frutos são colhidos no campo. Podemos citar dezenas ou centenas de projetos exitosos implantados. O Programa do Leite é uma referência de política pública. O Projeto São José confirma a importância de seu nome com inúmeras referências de vanguarda. O Programa de Cisternas avança a cada ano buscando a universalização. O Programa de Aquisição de Alimentos configura-se como uma referência nos municípios. O Hora de Plantar (Distribuição de Sementes) já foi incorporado à cultura dos benefícios ao homem do campo. O Garantia Safra é um seguro vital para os anos de estiagem como este que vivemos. Há muitos projetos e programa referenciais. Fruto do trabalho de todos que compõem a equipe da SDA, desde seu mais humilde servidor até a direção. É um trabalho coletivo, contruído em um ambiente agradável e de amizade.

Nesta semana a SDA recebeu um prêmio do Programa Gespública. Subimos ao andar da premiação Prata. Já havíamos conseguido o bronze e agora subimos um degrau em busca da modernização e melhoria da gestão. A filosofia do Gespública é a melhoria contínua. E esta filosofia está sendo perseguida na SDA. Muito avançamos e muito falta por avançar. Entretanto, deve-se reconhecer e celebrar o caminho percorrido. Não é pequena a conquista e ela é fruto de todos. Do grupo de trabalho Gespública, composto por praticamente todos os setores da secretaria; por todos os parceiros e colaboradores; pelas vinculadas (Ematerce, Ceasa, Adagri e Idace); enfim é uma conquista coletiva.
 
Há desafios muitos postos à mesa. Podemos avançar mais. Melhorar nossos processos; aprimorar a capacitação do corpo funcional e de nossos clientes agricultores familiares; universalizar as políticas de cisterna e abastecimento de água; implantar projetos produtivos sustentáveis; impulsionar os programas para erradicar a probreza rural... Há muitos caminhos a percorrer. Temos fortes aliados. Desde o Governo Federal que tem potencializando recursos e programas; do Governador Cid Gomes que ano após ano vem ampliando o orçamento da agricultura; dos organismos sociais parceiros; até a direção da SDA que tem sido através da liderança do Secretário Nelson Martins uma captadora eficaz de recursos e projetos.
 
Há momentos de ousadia e de compreensão. Há momentos de dedicação e construção coletiva. Há momentos de pensar o novo e de celebrar a estrada percorrida. Penso que estamos vivendo todos estes momentos cotidianamente na SDA. E isto é motivo de orgulhar a todos nós colaboradores, servidores e parceiros. Parabéns secretário Nelson Martins e toda sua equipe pelo prêmio, conquistas e desafios.
 
obs: A premiação foi entregue pelo vice-governador Domingos Filho e pelo secretário de planejamento Eduardo Diogo ao secretário Nelson Martins. (foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário