quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SDA E QUIXADÁ

Estão previstas diversas intervenções da Secretaria do Desenvolvimento Agrário para nossa cidade de Quixadá. Para este sábado será assinada ordem de serviço para a construção de 108 quintais produtivos. Está prevista a presença do secretário Nelson Martins juntamente com autoridades do município. Ressalte-se que o município irmão de Ibaretama, além de Canindé e Santa Quitéria também receberão referido benefício neste mesmo dia.

Em Quixadá serão 108 quintais produtivos, sendo 77 equipados com cisterna de produção e 31 com barragens subterrâneas. Será montado um comitê formado pela Prefeitura, representantes comunitários, Ematerce e segmentos religiosos para definição das famílias e locais a serem escolhidos. Em outro projeto, que encontra-se em procedimento licitatório, estão previstos mais 283 quintais produtivos para Quixadá. 

Também está concluída a obra de abastecimento de água da comunidade Rampa em Juatama. A comunidade está aguardando a marcação de data para solenidade festiva de inauguração. Nesta estiagem a citada comunidade estava passando por muitas privações em virtude da escassez de água. O fim da obra chegou no momento necessário para diminuir a problemática do lugar. Está faltando praticamente o recebimento da obra pela Cagece para ser marcada a inauguração que deverá acontecer até começo de março.

Ressalte-se também que está para ser marcada a ordem de serviço para inicio da execução da ampliação do sistema de abastecimento de água do distrito Riacho Verde. A licitação já foi concluída e está se concluindo alguns procedimentos legais finais para que a SDA possa autorizar o início das obras. Ainda no mês de março deverá acontecer a solenidade.  

Em estudo técnico visando provável liberação em março está previsto o abastecimento de água para a comunidade de Jaburu em Tapuiará. Tal projeto encontra-se em análise final para inclusão no São José III, programa recentemente assinado entre Governo do Estado e Banco Mundial.

Na comunidade do Veiga em Dom Maurício está em implantação projeto produtivo para confecção de peças íntimas pelo programa do Governo do Estado de beneficiar comunidades de remanescentes quilombolas. 

No Projeto Casa Digital está implantada uma unidade na sede do distrito Tapuiará e em conclusão outras em Sussuí, Lagoa do Meio e Boa Vista. Ainda está previsto benefício nas comunidades de Boa Água e Espinheiro. A Casa Digital no campo constitui-se do acesso a internet via antenas por satélite. São instalados 11 computadores e mobiliário adequado, além da antena. São realizados cursos para capacitar a comunidade em seu uso e manutenção. Normalmente no mesmo espaço é implantada uma Biblioteca Rural pelo Programa Arca das Letras. 

É importante destacar que estão abertos os editais públicos da SDA para que comunidades façam sua adesão para projetos de abastecimento de água e produtivos, a serem financiados com recursos do São José III. Ressalte-se que cada comunidade deverá preencher os formulários disponíveis no sítio www.sda.ce.gov.br. Após a adesão das comunidades associativas é procedida a análise dos técnicos e posterior liberação. Neste projeto específico, haverá acompanhamento antes, durante e depois de sua execução, a fim de garantir sua efetividade. As comunidades rurais devem aderir aos editais até 12.03.2013. Ressalte-se que apenas 5 projetos de Quixadá foram apresentados termos de adesão no sistema até o presente momento, sendo que todos destinavam-se a abastecimento de água e nenhum a produtivos. Vale  destacar que merece uma ampla organização das associações rurais quixadaenses para o tema, devido ao grande volume de recursos disponíveis. 

Foto: quintal produtivo com cisterna de produção ao lado