Participei ontem de uma cavalgada em homenagem ao dia de São José. Relembrei meus tempos de menino quando andava de cavalo nas fazendas do meu saudoso tio Lúcio e tio Danilo. Montei em um cavalo que me falaram que era super manso, tava adequado a minha qualificação de jóquei sofrível. Acho que com uns 10 minutos montando o cavalo, após sair da comunidade de Serra do Padre, tive que desistir do intento. O cavalo era acostumado a vaquejadas e era só querendo disparar. Com medo de uma queda histórica, cedi o cavalo para outro companheiro e fui de carro para a sede do distrito de Custódio, local onde aconteceria uma missa para os vaqueiros. Foi uma experiência interessante. Acho que cada um dos nossos distritos deve aproveitar suas particularidades culturais e difundir atividades que se tornem tradição na comunidade. Já temos em Quixadá a tradicional Semana Cultural de Dom Maurício, os Jogos Olímpicos de São João dos Queiroz e a Festa do Feijão do Cipó dos Anjos. Agora temos a Cavalgada de São José no Custódio. Parabéns aos organizadores pela festa que aconteceu no distrito. Acredito que mais de 200 cavaleiros percorreram o percurso. Foi um momento de encontrar os amigos, fazer contatos e matar as "saudades da montaria". Troquei o show do chiclete e do Cidade Negra para estar no Custódio. Valeu a pena. Vamos esperar agora a chuva tão esperada enviada pelo santo protetor do Ceará.
Além das comemorações e atividades realizadas nesta importante data, nosso santo padroeiro nos regou com muita chuva. Uma esperança e alegria para o povo sertanejo, produtor e que tem a chuva como fonte importante da VIDA.
ResponderExcluirFico muito feliz, também, por essas expressões culturais. O Custódio assim como os outros diversos distritos de nossa cidade vem ganhando autonomia, potencial político e acima de tudo fortalecimento de sua identidade.
Parabéns à Quixadá, parabéns amigo Cristiano por este espaço de debate e divulgação daquilo de bom que temos e estamos contruindo. Valeu