domingo, 30 de novembro de 2008

PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT

Vi um texto na Carta Capital que traduz um sentimento que preocupa grande parte dos partidários do Partido dos Trabalhadores. É bem verdade que este sentimento aumenta a partir das decisões tomadas em minha cidade, as quais sou e fui totalmente contrário. O desvirtuamento do PT significando tornar-se igual aos demais, é como tivéssemos dando um tiro em nossas esperanças. Emir Sader é um dos organizadores do Fórum Social Mundial. Sociólogo, filósofo, doutor em Ciência Política, nos brinda com uma avaliação mais que atual. Veja os principais trechos de seu artigo. Para ver a íntegra ir ao sitío da Cartamaior.com.br.

"PT envelheceu internamente e precisa se revigorar"
O impulso inicial que deu vida ao PT e desembocou no governo Lula, se esgotou. O dinamismo, a referência hoje está no governo e não no PT. Este precisa revigorar-se social e ideologicamente, para voltar a desempenhar um papel importante no campo político e ideológico do país, que tem na conjuntura já aberta da sucessão presidencial a maior das suas batalhas contemporâneas.


O PT sofreu dois duros golpes desde a vitória de Lula, em 2002. O primeiro, o perfil assumido pelo governo, com Palocci funcionando quase como um primeiro-ministro e impondo uma hegemonia neoliberal e continuísta ao governo. Tal como havia se configurado na parte final e decisiva da campanha eleitoral, se constituiu em torno de Lula um núcleo dirigente do governo, que tinha em dois dos arquitetos da vitória – Palocci, com a Carta aos brasileiros, e Duda, com o “Lulinha, paz e amor” -, referências fundamentais.

Pouco tempo depois, quando o governo ainda não decolava, veio a chamada “crise do mensalão”, em um momento em que o partido ainda não tinha se refeito da primeira crise. Foram os piores anos da história do PT – 2003-2005. A imagem do partido foi revertida de partido ético, da transparência, para partido vinculado a negociatas e à corrupção, uma reversão da qual não conseguiu e dificilmente conseguirá sair. Apesar das eleições internas, que recuperaram um pouco da auto-estima, sem forjar uma nova direção com capacidade de redefinir o papel do PT e suas relações com o governo.

Lula e o governo se safaram da crise a partir dos efeitos das políticas sociais que se fortaleceram com as mudanças dentro do governo – especialmente a queda de Palocci e o enfraquecimento das suas orientações dentro do governo – e com o papel dinâmico que Dilma Rouseff passou a imprimir nas ações governamentais.

Mas, de alguma maneira o governo se safou com a crise exportada para o PT. A imagem que ficou foi a de que “os petistas” haviam cometido graves erros, que quase comprometeram irremediavelmente o governo Lula. E as acusações sobre José Dirceu e sobre os principais dirigentes partidários confirmavam essa versão. E o baixo perfil das direções posteriores, tanto a que foi eleita no PEC, quanto posteriormente pelo Congresso, foram na mesma direção, pelo baixo perfil dessas direções, pela falta de capacidade de iniciativa política e de mobilização da própria militância do PT.

Porque o impulso inicial, o que deu vida ao PT e desembocou no governo Lula, se esgotou. O dinamismo, a referência hoje está no governo e não no PT. Este precisa revigorar-se social e ideologicamente, para voltar a desempenhar um papel importante no campo político e ideológico do país, que tem na conjuntura já aberta da sucessão presidencial a maior das suas batalhas contemporâneas. É uma nova grande possibilidade para o PT, onde se disputa o futuro do Brasil na primeira metade do século – na consolidação, correção de rumos, aprofundamento das linhas progressistas do governo atual ou no catastrófico retorno do bloco de direita ao governo.

Um comentário:

  1. Concordo em que hoje o Partido dos Trabalhadores vive hoje um desvirtuamento de seu significado ou papel, motivado sobretudo pela grande confusão entre ser governo e preservar princípios e ideologias. Entretanto, creio que nenhum de nós petistas está isento disso, veja-se o exemplo do grupo de Luizianne e a forma como hoje exercem o poder... Enfim, para mim está claro que não adianta ficar procurando ou apontando culpados, para suplantar esse estado de coisas precisamos retoar o debate e subverter a idéia de que a verdade tem dono. Com certeza o PT não é mais o mesmo, mas ainda é o partido que abraçamos e temos como referência e instrumento na tarefa de mudar a realidade.
    Nauriello

    ResponderExcluir