segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SDA GANHA PRÊMIO CEARÁ GESTÃO PÚBLICA (GESPÚBLICA)


Estou há alguns meses trabalhando na Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Assim como na Ematerce tenho feito novas amizades, conhecido muita gente, compreendido melhor o processo de planejamento, e trabalhado muito também.

Tenho tido contato direto com o secretário Nelson Martins. Tem sido um aprendizado trabalhar com ele, bem como com toda a sua equipe. Temos compartilhado fazer da gestão pública um espaço de seriedade, dedicação e de busca permanente de resultados proveitosos para a toda a sociedade cearense.

Ficamos em um dilema alguns meses atrás. Inscreveríamos a SDA no Prêmio Gestão Pública ou não ? Estavámos recém-chegados a esta secretaria, com um projeto em transição, com muitas tarefas a cumprir. Será que já era hora de uma avaliação tão importante. Entretanto, depois de muita discussão, resolvemos topar o desafio de participar do GESPÚBLICA. No mínimo, teríamos uma consultoria para avaliar nossos processos, procedimentos, resultados, etc. E assim foi feito. Com o apoio de muitos colaboradores, respondemos às muitas indagações do relatório e ficamos aguardando o resultado. Passamos no primeiro crivo que foi ter aceita a SDA no prêmio. Há entidades que não conseguem sequer ser selecionadas. Depois disso veio a auditoria. Tivemos dois dias de intensas reuniões com os avaliadores. Para quem acompanhou de perto como eu foi um aprendizado fantástico. Passei a compreender bem os critérios avaliativos e especialmente este modo de excelência em gestão publica.

Um dos pontos destacados pelos avaliadores foi o planejamento da secretaria. Segundo eles é um modelo exemplar. Fizemos este ano o Plano Operativo Anual, fruto de muito debate em todas as coordenadorias e vinculadas. Tivemos o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário (PDRSS), que discutiu diretamente com nossa clientela, projetos, programas e prioridades. Outro destaque foi a política de "portas abertas" do secretário. Há acesso para a equipe debater com o coordenador geral os problemas e desafios. A implantação do Escritório de Projetos também foi citada como fator positivo. E realmente é algo que tem auxiliado por demais a gestão. A unidade da equipe foi outro destaque, afinal ninguém vai a lugar nenhum sem o coletivo.

Tivemos diversos pontos negativos que buscaremos melhorar nas próximas avaliações. É preciso avaliar nossas políticas, faz-se necessário padronizar procedimentos,  pensar o crescimento profissional das pessoas da organização, etc. Saberemos tirar proveito desta rica experiência de participar do Prêmio de Gestão Pública.

Independente de qualquer resultado já nos consideramos vencedores. Afinal ganhamos muito conhecimento, aproximamos nossa equipe, entendemos as regras da excelência da gestão.

Hoje contudo, veio uma surpresa. Fomos a única secretaria de estado vencedora do GESPÙBLICA no Ceará. Recebemos o mérito na faixa bronze, que nos motiva para o futuro e fortalece o que está atualmente sendo feito. O reconhecimento é para todos os servidores, terceirizados, colaboradores e parceiros. Para o secretário Nelson Martins demonstra-se que está conduzindo muito bem sua equipe.

Agradeço a todos os que colaboraram com a avaliação. Todos foram fundamentais. Seja atuando direta ou indiretamente colaboraram com este reconhecimento. Um abraço especial para Cristiana que nos motivou continuadamente sobre o prêmio. Temos a certeza de que é possível ter gestão pública de qualidade. As dificuldades podem ser superadas com afinco, união e criatividade. E isto é uma marca do local onde trabalhamos. Vamos em frente. Temos este prêmio a receber e um longo caminho de melhorias a seguir. Só depende de cada um de nós. Sigamos adiante, continuemos a ousar.

A foto foi da reunião final de preparação do Plano de Ação 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário