domingo, 6 de novembro de 2011

ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA RECEBE VEICULO DA SDA


Participei de solenidade de entrega de veículo para atender as demandas da comunidade quilombola em Caucaia. Segue abaixo matéria do sítio da SDA sobre o evento.

A Comunidade Quilombola Capuan, em Caucaia, recebeu com muita satisfação um veículo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), nesta quinta-feira (03). A entrega faz parte do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas e atende a uma solicitação da Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (Cequirce).

O veículo foi cedido, para auxiliar na locomoção e na identificação dos territórios. Segundo o coordenador estadual da comissão, Renato Ferreira, a principal luta dos remanescentes é pelo reconhecimento, com a titulação dos territórios, e a efetivação da lei 10.639/03 que torna obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio.

Para o coordenador de Desenvolvimento Agrário da SDA, Castro Junior, a cooperação técnica entre o Estado e a Cequirce vai ajudar no fortalecimento da identidade dos remanescentes, “resgatando a sua ancestralidade”. Só no Ceará, existem hoje 70 comunidades quilombolas nas regiões Metropolitana, de Itapipoca, do Sertão Central, do Cariri, do Sertão dos Inhamúns, da Serra da Ibiapaba, de Sobral e do Litoral leste.

A SDA também gerencia e acompanha a execução das ações do Projeto de Protagonismo das Comunidades Quilombolas. Em maio de 2011, foi assinado convênio deste projeto com sete comunidades de quilombolas, para a realização de 10 projetos em três linhas de ações entre Centros Digitais, Centros de Multiuso e Assistência Técnica. O recurso é oriundo da doação de um fundo japonês, administrado pelo Banco Mundial.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105
Fonte: sda.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário