sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

XVII ENCONTRO DOS PROFETAS POPULARES DA CHUVA - QUIXADÁ (CE)


Dia 11/01: a partir das 19h, Abertura - XVII ENCANTA
Fundação Cultural Rachel de Queiroz

Dias 12 e 13/01: a partir das 8h, ACOCECE
Estrada do Açude Cedro, Km 03/Quixadá – CE

O encontro de Profetas da Chuva acontece desde 1997. Desde essa época os profetas da chuva reúnem-se todos os anos para expor o resultado de suas experiências com relação à quadra chuvosa (fevereiro a março).

Os Profetas das Chuvas observam os sinais que a natureza mostra e os interpretam prevendo como será a quadra chuvosa a cada ano. Grande parte deles vive no campo e dependem da chuva para o próprio sustento. Eles possuem conhecimentos empíricos sobre a previsão do tempo, se apoiam exclusivamente na experiência e observação.

Observando a natureza e com as crenças repassadas pelos antecedentes, eles fazem previsões sobre a chuva em todo o Ceará. Mesmo sem equipamento meteorológico, nem respaldo científico, os profetas da chuva têm o respeito dos agricultores, que a partir dos seus conselhos, definem o tempo de fazer os roçados.

Além dos profetas, haverá convidados especiais: sociólogos, doutores em Antropologia da Unicamp e do Canadá, além de curiosos e admiradores daqueles que observam o tempo e fazem experiências com plantas, astros, insetos e animais para a previsão da quadra chuvosa.
 
Vale a pena conferir. Já fui homenageado por este encontro e estarei presente. Em 2007, quando estava no exercício do cargo de Prefeito de Quixadá, sugeri aos organizadores que o fizessem em local próximo ao Açude Cedro para melhor adequar o espaço ao evento. E assim foi acatado pela organização, dando mais brilho ao grande evento cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário