sábado, 26 de janeiro de 2013

GRUTA DE UBAJARA (CE) - VISITA OBRIGATÓRIA

Pude conhecer a tão divulgada Gruta de Ubajara neste começo de ano. E realmente não fica nada a desejar. Deve ser um local de visitação obrigatória a todos que moram e os que visitam nosso Ceará. Com boa organização (estacionamento, guias simpáticos e preparados, limpeza adequada e estrutura consistente) pude desfrutar de uma manhã/tarde de contemplação e descobrimentos.

Ainda tivemos para abrilhantar a visita a chegada de uma chuva maravilhosa que nos acompanhou o dia todo. A descida no Bondinho dura inesquecíveis três minutos. Posso dizer que configura-se tranquila e segura. Dá tempo para registrar com fotos o percurso. O momento em que os dois bondinhos se cruzam no ar é um  momento marcante. 

Após descermos (eu, Cristiane e Tainá) enfrentamos uma fila para entrada na gruta. Nada para se preocupar, pois aproveita-se para se registrar com fotos estes momentos. Na Gruta fomos acompanhados pelo simpático guia Daniel que nos mostrou as maravilhas da natureza. A cada local visitado recebemos as explicações e narrativas históricas fazendo-nos percorrer o imaginário. 

Em outras épocas aconteceram diversas depredações prejudicando este espaço turístico. Com os atuais cuidados isto não voltará a acontecer. As chamadas salas na Gruta nos fazem caminhar e até dá um cansaço, mas nada que impeça de se maravilhar com a beleza do lugar, com suas formações rochosas, com as estactites e estalagmites... 

Depois da visita e de subir novamente pelo Bondinho vale a pena conferir o Restaurante Maria Bonita em Ubajara. Ah, há opção para percorrer as trilhas, entretanto não pude ir devido às chuvas que caíam no momento da visita. Segundo os guias trata-se de uma boa e bela programação. 

Voltei cansado e feliz por ter conhecido tão belo lugar do Ceará. Tão bonito quanto o meu Quixadá, aliás o nosso estado tem belezas mil. Antes de nos aventurarmos pelo exterior, devemos conhecer as belezas da Terra do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário