segunda-feira, 11 de março de 2013

FILME LINCOLN


Antes de assistir ao belo filme "Lincoln" li uma crítica extremamente negativa em um jornal local. Acho que o crítico deve ter assistido a uma outra película, tal a minha análise contrária. Trata-se na verdade de um filme primoroso sobre um personagem marcante da história mundial.

Mostra um líder de carne e osso, com dúvidas, dificuldades e erros. Mostra não alguém infalível, mas um líder que sabe aonde quer chegar, que sabe a importância de seu papel para a história, que sabe o momento decisivo para efetivar o fim da escravidão nos Estados Unidos. 

O elenco mantém a qualidade da história. A interpretação de Daniel Day Lewis faz jus a seu currículo. As histórias narradas por ele são extremamente interessantes. A que antecede a transmissão do telégrafo sobre o envio dos emissários de paz sulistas para seu encontro é marcante. As reuniões com seus auxiliares mais próximos, quando ele demonstra a importância do momento para se aprovar a emenda do fim da escravidão, explicita a sua determinação pela liberdade e a consciência de seu papel em efetivá-la.

Um filme imperdível para compreender esta figura exponencial da história. Um filme para historiadores, políticos, idealistas, sonhadores... Imperdível. A conferir com certeza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário