quarta-feira, 20 de março de 2013

GOVERNO DO ESTADO LIBERA 90 PROJETOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO DIA DE SÃO JOSÉ

momento da liberação do projeto de Quixadá.
Cisternas de polietileno expostas em Acopiara

com Zé Maria Pimenta (Ematerce) e Leonildo (Agropolos)
Com Prefeito Vilmar (Acopiara), Elcileide (Ematerce-Cariri) e Josias Farias (São José III)

O dia era de chuva e tornou mais alegre a tradicional solenidade de liberações dos chamados projetos "São José". O palco foi a cidade de Acopiara que recebeu maravilhosamente as caravanas de dezenas de municípios cearenses. Os pingos de água que caíram do céu animaram a todos que ali estavam presentes. Não era a toa este entusiasmo. O nosso Ceará está passando por uma das maiores estiagens já vivenciadas em nossa terra. A apreensão é geral. Estamos vivendo um prenúncio de uma nova seca que está assustando a todos.

Foi dentro deste prisma que o Governador Cid Gomes decidiu liberar apenas projetos relacionados ao abastecimento de água das comunidades rurais neste ano de 2013. Todos os projetos que tinham estudo já analisado e concluído sua apreciação, ou seja, estavam aprovados tecnicamente; foram liberados. Não precisou intermediação politica específica. Simplesmente todos os projetos em condições de liberação foram anunciados. Não houve a exclusão de nenhum. Quem acompanhou os projetos, retirando as pendências burocráticas e técnicas foi beneficiado. Para tanto, estão sendo investidos 41 milhões de reais.
O governador Cid Gomes em reunião com o secretário Nelson Martins definiu esta priorização do abastecimento de água. Os recursos são do Tesouro Estadual e servirão como contrapartida para o Projeto São José III.

Foram também liberados recursos para implantação de 9.670 cisternas de polietileno nos municípios de Acopiara, Quixelô, Tarrafas, cedro e Várzea Alegre. A meta é universalizar em 89 municípios cearenses a cisterna na zona rural, seja através da construída com placas (em sua maioria) e a de polietileno, até fins de 2013. 

Em Quixadá tivemos a liberação do abastecimento de água para a comunidade de Jaburu/Lagoa Redonda. Na vizinha Banabuiú aconteceu a liberação de 5 projetos, sendo o município mais beneficiado do Ceará nesta solenidade. O sorriso dos representantes das comunidades deu um brilho especial a festa marcada pelo calor humano, pelos discursos esperançosos e pelo frescor da chuva que ali caiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário