terça-feira, 16 de julho de 2013

UNS DIAS DE MOLHO

Nestes últimos dias fiquei de molho obrigatório em casa. Nas vezes que fugi de casa tive pioras e fui obrigado a me recolher. Como também não tinha ânimo nem para ler e muito menos para ficar na internet, a saída única para passar o tempo foi assistir filmes. Depois de ver alguns repetidos que não tinha concluído da TV por assinatura, passei para uma coleção da BBC que retrata grandes guerreiros/líderes da história.
 
Dos seis guerreiros com retratos autobiográficos apresentados (Napoleão, Cortez, Spartacus, Ricardo Coração do Leão, Atila e Tukugawa Ieyasu); 4 buscaram o poder por si mesmo em sua trajetória, 1 buscava cumprir promessas a Deus e 1 fez sua fama pela busca de liberdade. A maior parte dos crimes e violências perpetrados na história tem em sua origem a busca pelo poder. Para chegar ao topo ou se manter vale matar, assassinar, trair, etc. Não é tão diferente do mundo político atual, embora isto aconteça de maneiras diferentes das épocas destes pseudo heróis/vilões.
 
O relato da vida de Spartacus é para mim a mais instigante e cativante. Também era o único que lutava pela sua liberdade e a de seus seguidores. Quem puder assistir a estes cine-documentários vale a pena conferir. Podemos entender a sagacidade de cada um desses guerreiros, seu entendimento de estratégia, sua forma de ver a vida e claro, entender seus objetivos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário