quarta-feira, 5 de março de 2014

PLANEJAMENTO NA SDA/POA 2014

Pouco antes do carnaval tivemos na Secretaria do Desenvolvimento Agrário a validação do seu terceiro Plano Operativo anual (POA). Com a participação de todas as suas coordenadorias e vinculadas que apresentaram seu plano de ação para 2014, pode-se ter um documento de planejamento que indique a direção para os desafios deste ano. Ressalte-se que o POA 2014 é um instrumento ágil e flexível, o qual permite o acompanhamento de sua execução pela direção superior.
 
Cada coordenadoria e vinculada fez a apresentação de seu POA com exposição dos principais resultados e das metas para 2014. Foi disponibilizado tempo também para o debate e esclarecimentos sobre a proposições.  A coordenação da elaboração do POA ficou a cargo da Coordenadoria de Planejamento e Gestão e teve como responsáveis diretos o Dr. Mardônio Botelho e a Dra. Christiana Melo. É o terceiro ano que acontece este planejamento e o Comitê Gestor da SDA (formado por dirigentes/coordenadores do Sistema Estadual da Agricultura) validou sua elaboração.
 
Há metas ousadas para 2014. Citando apenas a COPPE (Coordenadoria de Projetos Especiais) temos mais de 800 projetos de sistemas de abastecimento de água em curso. Senão vejamos já iniciamos com obras em curso ou já licitadas 468. Teremos liberação de mais 320. Em projeto com a FUNASA foram executados e/ou estão em finalização 56 e teremos mais 27 liberados. Total: 871 sistemas de abastecimento de água, em praticamente todo o Ceará.
 
Na mesma coordenadoria (COPPE), no tocante a cisternas de polietileno serão 63.658 implantadas ate fins de 2014. No tocante a cisternas de placas, a SDA já executou 74.687. E pretende-se implantar só em 2014 a quantidade de 43.249 unidades. No final de 2014 serão 111.936 cisternas implantadas somente pela SDA, fora as entidades contratadas direto pelo Governo Federal. Para se conseguir executar tais metas é necessário planejamento, acompanhamento e gerenciamento eficaz. O Plano Operativo possibilita exatamente isto - uma parada nas atividades para afiar o machado e implementar estas ousadas metas. Deve-se ressaltar também que o orçamento da SDA para 2014 é o maior da história e para ser plenamente executado exige muita dedicação e organização. Mãos a obra pessoal bom da SDA.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário