domingo, 28 de março de 2010

VIDA: PREDETERMINAÇÃO OU LIVRE ARBÍTRIO



Em algumas crenças e religiões se coloca como inexorável a nossa trajetória de vida terrena. Muitas pessoas acreditam nisso. A nossa história já estaria predestinada. Quem conheceríamos, nossos amores, nossa profissão, nossa morte, tudo estaria definido. Contudo, não sou um desses em acredita na predeterminação de nossa existência.

É bem verdade que há situações que independem de nossa vontade. Não escolhemos nossos pais, a cidade onde nascemos, nossa cor da pele, entre outros. Entretanto, a vida de cada um de nós é permeada de encruzilhadas e novos caminhos que nos cabe a escolha de continuar nessa estrada ou seguir por algo diferente ou novo.

Na vida enfrentamos o eterno conflito entre o bem e o mal. Ele está dentro de nós e todos os dias temos inúmeras opções de escolher entre esses dois desígnios. A definição sobre o nosso futuro, em praticamente todos os momentos, vem de uma voz interior silenciosa, que nos diz o que fazer. Essa voz é a expressão de nossa decisão. E muitas vezes tomamos decisões erradas e elas vão moldar a vida. Assim é a existência. Quando acontece algo errado, falamos que era designio de Deus. Ledo engano, nós possibilitamos o erro, a incompreensão, o fracasso. Isto veio das decisões equivocadas.

Da mesma forma, quando acertamos nas decisões, quando fazemos por onde as coisas positivas acontecerem, não é simplesmente sorte ou desejo divino. Faz parte de nossa decisão. Há um ditado corretíssimo que diz: "Ajude-te, que Deus te ajudará". Esta sim, é uma filosofia positiva para moldar nossa vida.

Por isso, pensem bem antes de tomar qualquer atitude frente a um problema ou acontecimento. Suspirem e reflitam antes de qualquer decisão. Lembrem-se de que uma decisão em um momento de grande alegria ou de enorme tristeza guia-se pela emoção e às vezes piora ou cria uma situação indesejável. O mundo está cheio de histórias em que uma decisão impensada transformou-se em uma tragédia para toda a existência. Lembrem-se, nós moldamos nossa história.

Bom domingo e uma semana repleta de boas decisões para vocês.

Um comentário:

  1. Pô, Cristiano, hoje mesmo amanheci pensando sobre isso. Você é fera!

    ResponderExcluir