sábado, 6 de novembro de 2010

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA RAINHA DO SERTÃO

Altar do Santuário
Nossa Senhora Rainha do Sertão
Um dos altares
Detalhe de torre
Imagens de Jesus, Maria e José
Bela imagem de Jesus Cristo
Detalhe de imagem Jesus Cristo
Vista externa
Vista externa do Santuário
Rampa de vôo livre
O Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão é um templo católico situado a 12 km do centro da cidade de Quixadá, no estado do Ceará. Fica a cerca de 550 m de altitude, no Morro do Urucu.

Foi idealizado e construído pelo então bispo de Quixadá Dom Adélio Tomasin. Suas obras foram iniciadas em 1988 com a construção da estrada de acesso ao platô onde seria construída a igreja. Em 1993 foi colocada a pedra fundamental e em 11 de fevereiro em 1995 ocorreu a inauguração.

Em seu interior existem painéis com a imagens da Virgem Maria com o nome no qual é venerada em vinte e sete países latino-americanos.

Com um clima agradável, dispõe de gruta, restaurante (de onde se tem uma vista dos monólitos, lagoas e vegetação local), hotel, auditório e livraria. Próximo ao Santuário existem ainda trilhas para trekking e rampas para vôo livre de parapente e asa delta.

Na subida da serra, pode-se acompanhar estações religiosas, com estátuas de 1,80 m de altura, retratando a Paixão e Ressurreição de Cristo.

O santuário tornou-se ponto de romaria de fiéis cearenses e de outros estados. Todos os fins de semana, devotos e visitantes visitam o local que também tem uma capela para orações, área própria para retiros religiosos e restaurante. os meses de maior visitação, além do mês de fevereiro dedicado às festividades da Virgem Maria, há um grande número de visitantes nos meses de maio, julho e dezembro.
 
O idealizador Dom Adélio Tomazin explica como foi a decisão de construir o santuário: "Durante a festa de Nossa Senhora do Carmo, eu Dom Adélio Tomasin, estava celebrando na Catedral; depois da comunhão não sei explicar como nem porque, veio-me a mente a seguinte frase: “Por que tu não pensaste em construir uma casa para minha Mãe?” E vi o Santuário entre os monólitos, um lugar que dominava o sertão. Contei ao povo de Deus em voz alta e clara, embora com muita timidez, a pequena história que havia vivido, sentado na minha cadeira e com Jesus no coração. Agora, era eu que esperava a reação do povo. Fiquei surpreso. Todos se levantaram e reagiram àquela história com uma estrondosa e demorada salva de palmas. Assim brotou a idéia do Santuário."
 
Fonte: santuariorainhadosertao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário