segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CATEDRAL DE QUIXADÁ







A Catedral de Quixadá recentemente foi reinaugurada. Está bem bonita conforme as fotos aqui colocadas. Sua origem remonta à ação do Padre Luís Braga Rocha que encetou campanha visando à construção de novo templo para Quixadá.

Eram os idos de 1937, quando por ocasião das festas dos santos, iniciou-se a  campanha visando sua edificação. O município, com aprovação da Câmara também contribuiu, na época com 10.000 mil reis. Foram diversos os movimentos para angariar recursos para sua construção. O povo contribuiu das mais diversas formas e maneiras.

Segundo João Eudes Costa não houve uma inauguração solene porque logo que foi feita a coberta, antes mesmo de rebocadas as paredes e posto o piso de mosaico, Pe. Luís passou a celebrar ali os atos religiosos, com o objetivo de mostrar aos católicos o emprego do dinheiro arrecadado e motivá-los à conclusão da Igreja.

Havia diversos altares no interior da Catedral. Numa atitude criminosa contra a história e a arte foram demolidos por mando do então vigário Pe. Dourado. Recentemente passou por ampla reforma ficando mais bela e atrativa para os fiéis.

Fonte: Retalhos da História de Quixadá - João Eudes Costa
Fotos: Autoria de Cristiano Goes

2 comentários:

  1. Qual o enderço da Catedral?
    Sou católico e moro em Fortaleza, gostaria de conhecer ao vivo e sua estória!!!
    Alberto

    ResponderExcluir
  2. Fui batizada nesta igreja,estou precisando do basti terio,tem como mandar,sem que eu tenha que ir,pois não tenho como ir agora.
    como faço?

    ResponderExcluir