segunda-feira, 23 de maio de 2011

DESAFIOS NA SDA

Estou há quase cinco meses trabalhando na Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Mais uma experiência para compreender a engenharia e as necessidades do serviço público. Tenho tido contato com as mais diversas situações de gestão pública. Em minha área que compreende o planejamento, o financeiro e o administrativo, pode-se ter uma visão do todo da secretaria.

Tenho encontrado bons profissionais contrastando com a imagem de serviço público ineficiente tão decantada em nosso meio. É bem verdade que muitas vezes falta iniciativa das pessoas para fazer acontecer ou tornar mais rápidas as ações. Entretanto, tenho visto bem mais pontos positivos que negativos. A busca de se buscar resultados e metas tem avançado na gestão pública. O sistema de monitoramento do MAPP, do GPR (Gestão Pública por resultados), do PPA, tem feito uma transformação no poder público, que espero venha a se traduzir em melhorias cada vez maiores na vida das pessoas.

Temos planejado continuadamente.Agora mesmo está sendo iniciado um plano de ação para até o final do ano, em que participam todas as coordenadorias e vinculadas (Idace, Ematerce, Adagri e Ceasa). Neste dia de planejamento com toda a equipe se discute, se debate e define toda uma série de ações para os meses restantes deste ano. Tudo sob a ótica de melhor aplicar recursos, avançar nos prazos e na qualidade das ações. Hoje foi o dia de planejamento inicial da Ceasa, Estive na abertura juntamente com o secretário Nelson Martins. A meta é que até o dia 15 de junho tenhamos concluido esta etapa e passemos a executar/monitorar os resultados.

Entre os planos de minha coordenadoria estão a execução das obras de reforma da SDA e do Idace, tornando-os espaços de modernidade para o atendimento aos cidadãos; reforma do Parque de Exposição César Cals; reestruturação do estacionamento da SDA; criação do Escritório de Projetos; modernização do Almoxarifado e arquivo dotando-os de estrutura ágil e informatizada; implantação de projeto de climatização/sinalização de toda a secretaria; criação de programa permanente de capacitação dos servidores; lançamento de programa de capacitação em elaboração de projetos e prestações de contas para associações em todo o estado; reestruturação financeira; modernização de todas as coordenadorias; reforma da estrutura organizacional da SDA; entre outros. Ressalto que todos os projetos (sonhos) citados já estão em curso ou em processo de criação/execução.

A equipe de trabalho tem ajudado bastante bem como a direção do secretário Nelson Martins. Espero que em minha trajetória pela SDA possa cumprir um papel de indutor de mudança nas pessoas.

Um comentário:

  1. Caro Cristiano.
    Certamente a sua trajetória na SDA, não só será, como já esta sendo recheada de resultados positivos. Sua forma de trabalhar com empenho e dedicação serve de espelho para muitos outros jovens. Noto que se envolve realmente por amor a causa. Parabéns

    ResponderExcluir