domingo, 15 de maio de 2011

MISSÃO DO BIRD AVALIA PROJETO SÃO JOSÉ III

Missão do Banco Mundial (BIRD) visitou nesta última semana, dos dias 09 a 13, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para dar continuidade a avaliação do Projeto São José III. Seguindo o cronograma, está previsto para outubro o fim das negociações para a contratação do projeto.

Durante a semana, os representantes do BIRD se reunirão com os técnicos da secretaria para a discussão do plano de gestão ambiental e social, aproveitamento de recursos hídricos, avaliação de impacto, viabilidade de projetos produtivos e concepção geral do projeto.

Segundo a chefe da missão do BIRD, Fátima Amazonas, a visita segue a preparação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) iniciada em janeiro, com a missão de identificação. “ Agora devemos avançar com a construção do documento do projeto, para até o final do ano, ele estar autorizado e aprovado pela diretoria do Banco” explica.

Na sexta-feira (13), ocorreu o encerramento da visita com apresentação do relatório e os encaminhamentos necessários para a elaboração do manual de operação do São José III. Com isso, “ a liberação do dinheiro deve começar a partir de janeiro do próximo ano”, afirma Josias Farias, coordenador dos Programas e Projetos Especiais da SDA.

De acordo com Josias, o Ceará deu continuidade ao São José com recursos do Governo Estadual , mesmo sem ter contratado o novo empréstimo. “É uma exceção entre os Estados com financiamentos do BIRD”, frisa.

A SDA também recebe, nesta semana, uma missão do México com o objetivo de conhecer o Projeto São José e visitar comunidades que receberam ações de abastecimento d'água. Na quinta (12), os representantes do México fizeram um voo panorâmico sobre grandes obras de abastecimento como o Eixão das Águas, o Canal do Trabalhador e o Açude Castanhão.

Fiz a apresentação do Programa de Gestão do Patrimônio implantado na Ematerce quando era diretor daquela empresa. O programa foi bastante elogiado e na apresentação acrescentei que em duas semanas programa similar está sendo introduzido na SDA, com adaptações que possibilitam o controle de todos os bens móveis e imóveis adquiridos. 

Fonte: sda.ce.gov.br