domingo, 29 de janeiro de 2012

PADRE CÍCERO POR LIRA NETO

Concluí a leitura de Padre Cícero - Poder, fé e guerra do sertão do escritor cearense Lira Neto. Uma obra imperdível para quem quiser entender a trajetória deste religioso nordestino que mudou a região do Cariri no Ceará.

 O livro aborda a história de Padre Cícero, fruto de pesquisa minuciosa sobre todos os documentos escritos, depoimentos de personagens e naturalmente a interpretação magistral do escritor. Já tinha lido, quando estudava história na UECE, o livro "Milagre em Joaseiro" de Ralph Della Cava. Este também aborda a trajetória do religioso partindo não somente do aspecto milagroso, mas do caráter empreendedor deste personagem marcante da história do nordeste brasileiro. Mesmo os mais críticos do sacerdote, não podem diminuir a importância de sua vida e suas consequências para Juazeiro e o Cariri.

Em um dos momentos marcantes do livro, que é o episódio da Sedição de Juazeiro, na qual os jagunços do Cariri derrotam as forças estaduais e depõem o Governador Franco Rabelo, recebi um telefonema para sair. Como poderia dar uma volta por Fortaleza, se estava no meio de uma guerra que invadiu Iguatu, Quixeramobim, Quixadá e no final Fortaleza? Não dava, precisava ler naquele momento o desenrolar da história pelas palavras de Lira Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário