domingo, 15 de janeiro de 2012

PROFETAS POPULARES DE QUIXADÁ PREVEEM BOM INVERNO PARA 2012

Participei ontem do 16o. Encontro dos Profetas Populares de Quixadá. O local da realização do evento foi o Parque da ACOCECE, situado nas cercanias do belíssimo Açude do Cedro, em Quixadá (CE). Foi um encontro imperdível com o pleno resgate da cultura popular. Participaram profetas dos mais diversos municípios cearenses, entre eles Limoeiro, Ocara, Ibaretama, Quixadá e Camocim. Um público diversificado acompanhou as previsões dos profetas: pesquisadores, artistas, secretários de agricultura, prefeitos, curiosos, professores, etc.

Entre o relato de suas experiências os profetas contavam piadas, falavam de seus ancestrais, recitavam poesias e relatavam "causos do sertão". Tudo isto para o divertimento e gargalhadas de quem teve o privilégio de estar ali presente. A imprensa conferiu o encontro.

No geral os profetas afirmaram a previsão de bom inverno neste 2012. Houve divergência considerável apenas no período do ínicio das chuvas. Houve dois que arriscaram um seca, mas a grande maioria afirmou que o inverno começa em março, sendo um ano própício para uma grande safra agrícola.

O encontro teve como homenageado maior o médico recentemente falecido Dr. Antônio Magalhães, que era um entusiasta dos profetas populares. Também foram homenageados especiais o Dr. Hipérides Macedo (ex-secretário estadual de Recursos Hídricos) e o atual secretário do desenvolvimento Agrário Nelson Martins.

Na foto está discursando o homenageado Dr.Hypérides Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário