terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PROJETO PACTO FEDERATIVO E SDA INAUGURAM NOVOS ESCRITÓRIOS DA EMATERCE


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA - e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rual - Ematerce - inauguraram neste sábado (11), quatro escritórios nos municípios de Ibicuitinga, Ibaretama, Choró e Piquet Carneiro. Cada solenidade contou com a presença do sedcretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, do presidente da EMATERCE, José Maria Pimenta, do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, Francisco Sombra, do coordenador de planejamento e gestão da SDA, Cristiano Goes, dos prefeitos de cada município, de vereadores, lideranças comunitárias e trabalhadores rurais.

Cada escritório conta com computadores, um carro e equipamentos para oferecer assitência técnica ao município, que foram adquiridos com recursos do MDA, previsto no convênio entre o Estado e o Governo Federal para viabilizar as políticas de desenvolvimento agrário. O Estado disponibilizou os agentes rurais, para oferecer a assistência técnica e facilitar o acesso dos agricultores familiares às políticas da SDA. Cada município ofereceu o prédio onde funciona o escritório da Ematerce e ainda os funcionários administrativos, e das áreas de limpeza e vigilância.

O agricultor Ademar Inácio participou da solenidade em Ibicuitinga e destacou que está otimista com as oportunidades que irão aparecer para os agricultores familiares com o escritório da Ematerce. "Nós estamos esperando novas oportunidades na assitência técnica, principalmente agora, que vamos ser orientados a aproveitar melhor a nossa produção", afirmou o trabalhador.

O projeto Pacto Federativo é que está viabilizando a contrução de novos escritórios da Ematerce no interior cearense. Conta com investimento superior a R$ 44 milhões, sendo R$ 22 milhões do Governo Federal e mesma contrapartida do Governo Estadual. Até o momento, já foram inaugurados 40 escritórios da Ematerce, ao todo existem unidades em 107 municípios cearenses, com o investimento do Pacto Federativo, a ação irá expandir a assistência técnica aos agricultores familiares.

"Antes o agricultor familiar tinha que procurar o Estado, agora é o Estado quem procura o agricultor para oferecer a ele a condição de viver e desenvolver o campo, através da agricultura familiar", afirmou o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.

Até 2012, serão inaugurados mais de 44 escritórios da Ematerce nos 102 municípios que compõem os seis Territórios da Cidadania. O intuito é atender mais 68.100 novos agricultores familiares. "A valorização da agricultura familiar é uma política de estado, principalmente para combater a pobreza e manter o agricultor na zona rural com dignidade", afirmou o secretário Nelson Martins.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho - (85) 3101.8105