sábado, 29 de setembro de 2012

REINAUGURADO NÚCLEO DE CLASSIFICAÇÃO DA SDA

Momento de cortar a fita
descerramento de placa inaugural
Visitas aos vários locais do laboratório
uma panorâmica de uma das salas do laboratório
espaço do laboratório de sementes
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou na manhã desta sexta-feira (28) as novas instalações do Núcleo de Classificação Vegetal e do Laboratório de Sementes e Mudas, seguindo às exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

O evento contou com a participação do coordenador geral de qualidade vegetal do MAPA, Fábio Florêncio Fernandes, que destacou a parceria com o Estado do Ceará para ampliar os serviços de classificação. “Nós vamos investir em capacitação dos profissionais da classificação para prepará-los para classificar outros produtos”, afirmou.

De acordo com o engenheiro agrônomo classificador, Rômulo Gondim, a reforma seguiu às determinações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), no que diz respeito ao serviço de classificação vegetal. “A principal melhoria foi a adequação do espaço físico à realidade do nosso laboratório para garantir qualidade no serviço de classificação”. O diferencial da obra foi que as modificações e o projeto foram aprovados pelo grupo de trabalho formado por servidores do setor.

O Nucla da SDA tem mais de 50 anos de atuação na classificação dos produtos que chegam à mesa do consumidor. O laboratório avalia se os produtos que serão comercializados atendem às exigências do decreto 6268/07 do MAPA, que determina os padrões de comercialização. O equipamento é referência no Norte e Nordeste e atende tanto o Poder Público como a iniciativa privada. A supervisora do Nucla, Graça Almeida, destacou o comprometimento do secretário Nelson Martins em oferecer o melhor serviço de classificação para o Estado do Ceará.

O coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, Cristiano Goes, destacou que o Nucla, da SDA é um exemplo de excelência em gestão. “Nós queremos implantar em toda a SDA o exemplo de excelência que temos aqui no Nucla, a equipe da classificação é o principal diferencial do setor”, afirmou.

O Nucla atende, atualmente, produtores rurais, importadores, embaladores, comerciantes (atacado e varejo) e Prefeituras Municipais de todo o Norte e Nordeste. Os produtos são encaminhados aos postos de classificação de Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Crateús e Sobral, bem como aos laboratórios nos portos do Pecém e Mucuripe para fazer a classificação de produtos vegetais importados que chegam em contêineres antes de serem distribuídos para os pontos de venda.

No caso do atendimento ao Poder Público são classificados os alimentos direcionados aos programas institucionais como o Fome Zero, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) e o programa de compra antecipada da agricultura familiar, executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que podem ser atendidos nos seis postos de classificação distribuídos nas principais regiões do Estado.

Durante a solenidade foi homenageado o classificador José Eudes Fernandes, que trabalha na SDA há mais de 50 anos, e foi um dos fundadores do laboratório de classificação.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou que a reforma só foi possível pele boa gestão dos recursos da SDA. “Nós estamos trabalhando para gerir bem os nossos recursos, e com isso foi possível esta reforma. Deste laboratório saem os produtos que estão nos supermercados e na mesa do consumidor, com os seus devidos certificados de qualidade”, afirmou.

Comparecerem à solenidade, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, Augusto Júnior, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, José Maria Pimenta, o fiscal federal agropecuário, Raimundo Cruz, além de outras autoridades.
Fonte: site sda.ce.gov.br