sábado, 11 de julho de 2009

MAIS UMA LUTA DO PROFESSOR TELMO


O Professor Gilberto Telmo é um eterno lutador pelas causas éticas e sérias de nosso país. Sua última frente de batalha é pela implantação do piso salarial dos professores da UECE, que se encontra em confronto jurídico há muitos anos. Parece que agora não existem mais artifícios para se evitar a implantação desta justa remuneração aos servidores. Segue abaixo um desabafo do Professor, sempre com sua capacidade peculiar de expor suas idéias e sentimentos. Parabéns ao Telmo e aos demais expoentes desta luta.

A foto mostra três ex-secretários de cultura de Quixadá, em um momento de descontração(Eu, Telmo e Vicente).


PISO SALARIAL AGORA JÁ É REALIDADE!!! EXECUÇÃO NOS TERMOS DEFINIDOS PELO STF...

O título da matéria da postagem não é especulativo. É uma frase proferida pelo governador Cid Gomes quando de sua visita à UECE na semana passada. Acrescentou mais algumas observações subjetivas sobre uma "pretensa" inconstitucionalidade do PISO SALARIAL. A velha cantilena de sempre, o samba de uma nota só. Sua excia. foi até agora mal orientado pore seus assessores da PGE. Os doutos procuradores de há muito reconheceram a fragilidade e a inconsistência de suas teses. Sem convicção usaram de artifícios para garantir o que julgavam uma sobrevida para a sua sistemática perseguição aos professores da Universidades Estaduais.
Até porque a ação rescisória estava morta desde seu julgamento definitivo e seu tânsito em julgado em 1º de fevereiro de 2007. Na verdade estavam fazendo um trabalho de magia negra, tentando a ressuscitação de um cadáver insepulto.É sintomático que nos tenha sido proposto um acordo (eufemísticamente chamado de tese). Ganhadores não propõem acordos.Mesmo com o aval da maioria esse acordo não foi implementado. Vieram mil desculpas. Tentativas de reduzir mais ainda nossos salários. Sugeriram deixare de fora o aumento concedido pelo governador Ciro Gomes. A PGE sofismou quando afirmou tratou da URV que estaria congelada. A URV nunca foi congelada porque era uma referência para minimizar os danos da inflação. Quem estava congelado de fato era a quantidade de URVs. Difícil de entender isso?Estamos escrevendo tudo isso a propósito da possibilidade de na reimplantação que logo vai acontecer, por determinação da justiça, o Governo, que não é confiável, tentar aplicar mais golpes na categoria quanto a valores. Mas, aí estaremos atentos e vamos espernear junto à quarta vara para que as distorsões sejam corrigidas e eventuais falhas sejam sanadas.Há evidências de que a reimplantação ocorrerá brevemente. Apesar da SEPLAG silenciar sobre as folhas, há sinalizações positivas. A mais importante de todas é o pânico que se estabeleceu no cerne do governo.Por todas as razões expostas acima é que, tal qual o Demóstenes nas suas Filípicas, não cansamos de advertir aos companheiros e às companheiras sobre a necessidade nos mantermos atentos e vigilantes.Uma hidra de sete cabeças é muito perigosa. Tão perigosa que, mesmo sem nenhuma razão, conseguiu retardar até hoje a execução de nossa sentença. Agora vai já consciente da derrota vai, pelo menos, tentar minimizar o que consideram "prejuízo". Não permitiremos. Basta de blefes e de enganação. Chegou a hora da verdade.


"Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira.(Artigo I do Estatuto do Homem -Thiago de Mello)

Um comentário:

  1. Caro amigo Cristiano, amigos quixadaenses
    Essa luta pelo PISO SALARIAL dos professores das Universidades Públicas Estaduais do Ceará já dura 22 anos quando nosso algoz Tssso Jereissate, de maneira truculenta, subtraiu essa conquista.
    O processo foi iniciado na Justiça do Trabalho por iniciativa do SINDESP, nosso sindicato. Da 4a. Vara da JT, passou pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), foi ao Tribunal Superior do Trabalho(TST). Ganhamos em todas as instâncias. Transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). Não satisfeito, depois de tantas derrotas, o estado entrou com uma ação rescisória que percorreu as mesmas cortes de justiça. Perdeu em todas. No dia 1o. de fevereiro de 2007 trsnsitou em julgado mais uma vez no Supremo Tribunal Federal (STF). Voltou o processo para a 4a. Vara onde a juiza analisou vários agravos e embargos da Procuradoria Geral do Estado e negou provimento a todos.Finalmente, aquela magistrada, no limite de sua paciência, determinou a execução do processo e o sequestro de recursos para pagamento da folha (setembro de 2007). Deseperados, os srs. procuradores tentaram intimidar a titular da 4a. Vara da JT e entraram com ação inominada, intempestiva e descabida junto ao TRT que, lamentavelmente, foi acolhida por uma magistrado daquela corte. Ultimamente, no mês de junho foi dado o tiro de misericórdia nas pretensões do governo e de seus lacaios. Desembargadores da 2a. turma, à unanimidade, condenaram o estado do Ceará como LITIGANTE DE MÁ FÉ a pagar multas nos valores de 2% e 5% do montante da causa (que é milionária).
    Agora não tem mais saída, mas essa hidra squeirosa em que se converteu a PGE tem sete cabeças. Quase todas forma decepadas, contudo as que sobraram ainda oferecem resistência. Se depender de nós, deceparemos até a última. É questão de tempo.
    Esse processo tem sido monitorado desde abril de 207 pelo blog http://pisosalarial.blogspot.com
    Nessa longa caminhada ficaram na estrada 171 companheiros. Suas viúvas e seus filhos estão vivendo momentos de muitra dificuldades assim como aqueles que se encontram enfermos. Nunca um governo foi tão perverso contra seus professores como este governo de tucanos e neo tucanos.
    Todas as armas lícitas e ilícitas e até recursos que afrontam os mais comezinhos princípios da ética foram usados pelos lacaios do governo. O que estão fazendo conosco é um pecado que brada aos céus e pede a Deus vingança:"oprimir pobres, órfãos e viúvas" (2º catecismo da doutrina cristã).
    Com certeza, amigos, essa será minha última grande batalha. Espero sobreviver para saborear com meus amigos a vitória definitiva e avassaladora que já se desenha no horizonte.
    Ousar lutar, ousar vencer.
    VENCEREMOS!!!
    Grande abraço para todos.
    Veja mais no blog: http://pisosalarial.blogspot.com

    ResponderExcluir