quarta-feira, 13 de abril de 2011

ESTAÇÃO DE JUATAMA - UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Estação em 2006
Vista geral da estação e adjacências
Renato Aragão e Emília
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.

A ESTAÇÃO: A estação de Juatama foi inaugurada em 1891. Sua construção aconteceu neste mesmo ano 1891, é um marco importante para a história local, pois às suas margens o distrito se desenvolveu, quando na região havia o cultivo do algodão, e a criação extensiva de gado, além de servir de elo entre o interior e principalmente a capital do Estado. Juatama surge, cresce e desenvolve-se às margens da estrada de ferro, como um distrito de Quixadá. Sua primeira denominação foi Juá, passando depois a chamar-se Floriano Peixoto e depois, definitivamente Juatama. Sintomaticamente, sua primeira rua chamava-se rua da Estação,
hoje Rua Joaquim Medeiros, mas carinhosamente ainda chamada de rua da Estação. O distrito de Juatama localiza-se a 16 km da sede do município de Quixadá. A estação ferroviária de Juatama e a paisagem do distrito foram cenários do filme nacional “O Cangaceiro Trapalhão", que teve a participação do humorista Renato Aragão e de vários atores de renome nacional.(Fontes: Alexander Koch; http://juatama.blogspot.com; Alexandre Henrique Cabral, 2006-8; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

Fotos: Alexandre Henrique Cabral.

4 comentários:

  1. Caro Cristiano.
    Muito legal a idéia de mostrar a história da estação de Juatama. Lí com atenção e com certeza aprendi um pouco sobre o local onde moro. Hoje, a estação foi adquirida pelo Dr. Medeiros que, sensivelmente, a mantém nos moldes originais, não permitindo uso comercial. Que bom seria que fosse dado um cunho social ao seu uso.
    Parabéns pela matéria.
    Forte abraço.
    André Luiz Medeiros

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  2. Valeu André pelo comentário. Quem sabe no futuro não conseguimos dar uma resgatada em sua função. Ainda bem que o Dr. Medeiros preservou este monumento.

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  3. Boa inciativa
    Parabéns, vultos e marcos históricos somem muito rapidamente...
    Saudade deste campinho ae a frente da estação hehehe...
    http://juatama.zip.net/

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  4. Estou aqui emocionada... Linda, linda e muito linda nossa cidade!!
    Foi retratada dignamente pelos seus comentários e fotos.
    Vou rever muitos lugares em Quixadá, fazer "CITY TOUR" em nossa querida cidade!

    - Pedi licença para pegar algumas fotos, poesias de nossa cidade e postar no meu blog!

    Abraço!
    Lorena Viana,
    http://vinculomamaeebebe.blogspot.com

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