quinta-feira, 30 de julho de 2009

ENTREVISTA EM QUIXADÁ


Atendendo a convite participei de entrevista na Rádio Monólitos de Quixadá. Foi um encontro de quase duas horas em que os mais variados temas foram abordados. Procurei colocar minha opinião sincera, estabelecendo um espaço de debate na qual todos os temas fossem abordados. Procurei manter o nível da discussão e tratar com sobriedade todas as questões. Coloco abaixo alguns dos trechos. Espero que traduzam a fiel disposição das palavras na entrevista. A audiência foi enorme, inclusive com inúmeros telefonemas para fazer perguntas. Infelizmente o tempo foi curto para tantos assuntos. Voltarei dentro em breve para continuar o debate na emissora. Agradeço a todos os ouvintes e os telefonemas de apreço e elogio.


- "A campanha eleitoral já prenunciava o que seria a administração. Não aconteceram debates, o único que ocorreu foi a maior baixaria. Tratou-se a eleição como a disputa de um campeonato de futebol. Não se soube quais eram os projetos."

- "Velhas praticas foram ressuscitadas. Antigamente prometiam que se determinada comunidade votasse iriam colocar energia. E chegavam a colocar os postes antes das eleições. O povo votava. Depois da eleição recolhiam os postes. Nessa última eleição, como exemplo, prometeram o asfaltamento da rua Dom Lucas, foram de casa em casa, alfaltaram três metros. Passou a eleição, esqueceram de continuar. Isso é estelionato eleitoral. Sempre fomos contra isso. Não podemos concordar."

- "Enviaram um emissário para dizer ao candidato do PSDB, Dr. José Nílson que se ele não fosse candidato, em três meses, estaria regularizada o curso de medicina da Faculdade Católica. Depois foram ao Dom Adélio. Isso é chantagem. Lamentável que um benefício desses tenha sido usado de forma tão vil. Não importa quem traga benefícios, o que vale é o desenvolvimento da cidade."

- "Acho a EMPRESQ uma boa ídéia. Serve para suprir uma deficiência para arrecadação municipal. Arrecada por baixo R$ 20.000,00. Em um ano são R$ 240.000,00. Para onde foi o recurso em 2008 se não entrou nos cofres públicos ? Pode ser que tenha explicação para isso mas juridicamente não acredito"

- "Pode colocar mais um naquela conversa de dois prefeitos, dois deputados, dois delegados, etc. São dois procuradores municipais. O Dr. Torres, que é uma pessoa de bem, advogado, é o verdadeiro procurador. Quer conferir procure a prefeitura na procuradoria para resolver algo e você confere o que digo."

- "A administração municipal é como um navio, com dois comandantes, cada qual vai para um lado diferente, ai não sai do canto. é uma paralisia total."

- "Se economizassem um mês de diárias já serviria para ajeitar a entrada da cidade que tá intransitável."

- "Para saber como tá a administração municipal basta sair na rua e conversar com qualquer morador".

- "A situação de segurança da cidade levou à população duas vezes às ruas. Só aí, as autoridades começaram a se pronunciar. Falta representatividade política até para cobrar o que é direito da população".

- "As pessoas ao passarem por um grave acidente ou uma doença séria, olham para sua vida e descobrem que o que vale a pena não é a riqueza, não é o poder, não é uma conta cheia
de dinheiro, não são grandes posses, não são mansões na dunas. O que vale a pena na vida são momentos simples, são o aconchego em casa, o abraçar de um filho, os encontros com os amigos. Ilário teve uma grande chance de aproximar com Deus, de modificar sua vida, de estar mais perto do lado espiritual, mais perto da família. Não foi isso que ocorreu, ele está mais obcecado pelo poder. Não é mais aquele sonhador, idealista. Está bem diferente, para pior. Veja o que ele está fazendo com este rapaz. Não tenho ódio ou rancor, tenho pena.

4 comentários:

  1. Palavras refletidas no equilíbrio, na sensatez e na realidade. Assim sempre se pautou sua conduta Cristiano, fosse na sua biografia de político do bem, seja na sua vida como cidadão de bem. Quixadá está pagando um preço muito alto por ter perdido um gestor do seu porte, do seu quilate, mas acima de tudo deixado escapar um homem de valores éticos, dignos e morais incalculáveis. Não tenho dúvidas que teríamos um salto de qualidade administrativa e humanitária em nossa cidade sob seu comando. Mas tal fato não lhe ofuscou em hipótese alguma, vc engrandece e honra sua terra, seus conterrâneos e amigos, assim como eu, ao fazer o bom combate, ao prezar pelas boas práticas, ao fiscalizar os escassos e comprometidos recursos de nossa cidade, do nosso povo... Parabéns pelo que vc representa, seja como político, mas acima de tudo pelo seu bom caráter, qualidade que lhe é peculiar e inconfundível!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui ponto chega uma pessoa com rancor no coração, Cristiano uma pessoa boa, que votei e se voltasse a se candidatar votaria novamente, por gostar de sua forma de ser e de administrar, muito parecida com a do ex-prefeito Ilário Marques, eu admiro você Cristiano, por sua força e coragem, é um batalhador e mostra que se preocupa com a população, agora meu filho, ouvindo a entrevista na Monólitos percebi que a raiva que você tem do Ilário ainda não passou, pude perceber que existe um ódio dentro de você e isso não é bom.
    Meu filho, deixe que Deus lhe dará força e chegará onde quer chegar, seja na prefeitura ou na presidência da republica, os dias passam e com eles o tempo também e o “tempo somente o tempo pode mostrar a nossa história” não é Cristiano?
    Quero te encontrar pessoalmente e te falar tudo o que eu penso, eu até gostei da entrevista, discordo de algumas colocações sua, achei desnecessário o comentário sobre o acidente do Ilário, que ele deveria ter feito um pensamento retroativo e mudado o seu comportamento, o que quero dizer com isso é que todos nos estamos sujeitos a qualquer momento passarmos pela mesma situação em que Ilário passou ou até pior, como aconteceu com o proprietário desse sistema em que você está aliado, ele depois do acidente não mudou em nada, continua com seu carrão desfilando pelas ruas de Quixadá e não é capaz de dar uma esmola a uma pessoa que necessita, diferente de você Cristiano.
    No mais é isso, te desejo sorte e volte para Quixadá, abra o seu escritório, atenda o povo que necessita e terás boas recompensas divinas.
    Aqui fica o meu abraço para você Cristiano e cuidado com as amizades.

    Espero que essa escrita vá para o ar, mas se não for não tem problemas, estou com ele escrito em punho e entregarei ao meu amigo Cristiano quando eu encontra-lo.



    Uma amiga do Café Campestre

    ResponderExcluir
  3. Continue firme nos seus princípios, precisamos cada dia mais urgentemente de pessoas sinceras.

    ResponderExcluir
  4. "Amiga" do Cristiano, não confunda mágua com rancor,aliás onde estava a "amiga" nos momentos dos episódios de traição de 2008? de que lado a "amiga" se posicionou nas horas mais crueis da vida do Cristiano? amigo não é aquele que esta do nosso lado nas horas mais dificeis de nossas vidas?
    Também assisti a entrevista e não ouvi nada de ódio ou rancor, somente uma avaliação de acontecimentos existentes em Quixadá que todo e qualquer cidadão honesto e amante de sua terra e da coisa correta deveria fazer, melhor ainda quando se tem apoio de uma Emissora que tenha a corajem cívica de deixar que cidadões corretos reclamem contra aqueles que se acham donos da vontade do povo. Concordo com Cristiano, quem tem uma segunda chance não pode piorar, e sim ser exemplo em tudo, e entre eles o de ser LEAL.
    UM AMIGO LEAL NÃO SE ESCONDE NO ANONIMATO.
    Heraldo Gomes.

    ResponderExcluir