quinta-feira, 3 de junho de 2010

O CEARÁ PERDE JOSÉ CLÁUDIO DE OLIVEIRA

O Ceará acaba de perder uma das figuras mais representativas do Estado. Dono de uma vasta cultura e de uma conversa das mais agradáveis, faleceu hoje o Professor José Cláudio de Oliveira. Era meu parente e nutria um grande respeito a sua trajetória. Abaixo segue um pouco de sua história.

José Cláudio de Oliveira - Nasceu em Pacajus a 24 de maio de 1926, filho de Luiz Cláudio de Oliveira (falecido) e Maria Lopes de Oliveira (falecida)

Casado, Professor e Ministro em disponibilidade do extinto Tribunal de Contas do Município de Fortaleza. Presidente por 3 vezes da referida Corte de Contas; Cidadão de Fortaleza. Conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará, posse 28 05 75;Vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará.

Bacharel e licenciado em Geografia e História pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceara - Turma Clovis Beviláqua - 1959. Tem curso Superior da Escola Superior de Guerra - Turma Tiradentes - Rio - 1966 - Indicado pelo Presidente Castelo Branco. Curso de Orientação Educacional. Curso de Extensão Universitária. Curso Atualização da ESG - 1976.

Ex-professor Catedrático do Liceu do Ceará – 1974, Vereador a Câmara Municipal de Fortaleza eleito a 07.12.1947. Presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Fortaleza, 1948/49/50. Delegado Regional do Ensino - 1951/52.

Professor Catedrático do Instituto da Educação, através do Concurso Publico de Provas, Títulos e Defesa de Tese - 1952. Secretário Geral e Presidente da III comissão Técnica do II Congresso de Tribunais de Contas do Brasil - Salvador - Novembro - 1960. Vice-Presidente da Comissão Constitucional do V Congresso de Tribunais de Contas do Brasil - Rio - 1967.

Professor de Estudos de Problemas Brasileiros, Segurança Nacional, Direito Administrativo e Finanças Publicas, da Academia de Polícia General Facó, desde 1967.

Professor de Estudo de Problemas Brasileiros da Universidade de Fortaleza. Professor de Introdução as Ciências Jurídicas e Sociais da Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, agregada a Universidade Federal do Ceará - 1972. Consultor Jurídico (resignatário) do Banco do Estado de São Paulo – BANESPA. Primeiro Presidente da Fundação do Bem-Estar do Menor do Ceará - 02.02.1970 a 02.05.1971. Superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola do Ceará - 1968 e 1972.
Diretor-Secretário do Centro de Integração Empresa-Escola do Ceará - (CIE-E/CE) desde 1969.. Assistente da Diretoria da AUDIPLAN - 1971/73.

Foi agraciado com: Medalha do Mérito Naval Tamandaré - Ministério da Marinha. Medalha Rui Barbosa - II Congresso Nacional de Tribunais de Contas. Medalha Clóvis Beviláqua - Ministério de Educação. Medalha de Co-Promotor do IV Congresso de Tribunais de Conta do Brasil; Medalha de Honra ao Mérito - Instituto de Educação Justiniano de Serpa. Medalha Cel Correia Lima - Ministério do Exército. Medalha do VIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. Medalha Justiniano de Serpa, pelos 40 anos de magistério - Governo do Estado. Medalha do Mérito Policial Militar - PMCe -.Placas de Prata do Comando da 10a. Região Militar; Polícia Militar do Ceará, ADESG. Medalha do Mérito Santos Dumont - Ministério da Aeronáutica. Medalha do Pacificador - Ministério Exército. Medalha do Estado Maior das Forças Armadas no grau de Cavaleiro.

Publicou: Miscigenação da Raça Brasileira - Tip. A.C.Mendes - 1951; Superioridade da Colonização Portuguesa nos Tópicos - Tese de Concurso para Cátedra de História Geral do Instituto de Educação - Tip. Minerva - 1952; A Colonização Portuguesa no Brasil, África e Ásia - Conferência proferida para os Srs. Oficiais Candidatos ao Curso de Estado Maior do Exército, a convite do então Comandante da 10a. Região Militar, General Emilio Maurell Filho que presidiu a solenidade no Auditório do Instituto de Educação - 1953; Estado e Nação - Conferencia proferida no CPOR, a convite do seu Comandante Tenente Coronel Hugo Pergentino Maia - 1960; Fortaleza é uma Cidade Portuguesa... Com certeza - Conferência proferida na Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro e na I Semana Pedagógica do Colégio Estadual Justiniano de Serpa - 1962; A Estrutura Administrativa Governamental até o Nível Autárquico; Vulnerabilidade e Soluções - Trabalho apresentado no Auditório César Obino, da Escola Superior de Guerra e aprovado pelo seu Departamento de Estudos - 1966; As condições Atuais da Educação e do Ensino Primário e Médio, indicando medidas para a sua Melhor Adequação aos Interesses do País, tendo em vista, inclusive, a Democratização de Oportunidades ao seu Acesso - Escola Superior de Guerra. Aprovado pelo seu Departamento de Estudos - 1966; Estudos de Problemas Brasileiros - 3a edição - Livros Técnicos Editora S. A, adotado nas Universidades Brasileiras e Academias Militares; OSPB para Vestibular - 2a. edição - ao Livro Técnico; História do Ceará - 3a. edição - Editora do Brasil S. A; Estórias dos que fizeram a História - 1°. volume; Conferência na Base Aérea de Fortaleza para Oficiais Superiores sobre Segurança Nacional;
As Polícias Militares e a Segurança Interna - 1970; A Administração Municipal e o Contador em Face da Reforma Tributária - 1967; Por uma Reforma Global do Ensino - Imprensa Oficial - 1967; Segurança Nacional e Desenvolvimento - Tese - 1967; Educação para o Desenvolvimento - 40 Artigos no Correio do Ceará - 1970; Os Ciclos Revolucionários de 1922 a 1930 - Conferência CPOR - 1970; A Segurança Nacional e o Desenvolvimento - Conferência para estagiários do Projeto Rondon - Universidade Federal do Ceara – 1972; O Fortalecimento do Poder Nacional - Banco do Nordeste; O Poder econômico. Fundamentos e Fatores - Banco do Nordeste; O Poder Psicossocial, Fundamentos e Fatores - Banco do Nordeste; Democracia Autocrática - Regimes Contemporâneos, A doutrina Democrática - Banco do Nordeste; O calvário de um Líder - Vida de Adhemar de Barros, 1998; Elucidário Espírita, 1998; Os 500 anos da América Portuguesa, inédito.

Atividades Culturais:
Sócio Efetivo da Associação Cearense de Imprensa.
Fundador e Ex-Diretor do quinzenário "A NOTÍCIA", de Pacajus - 1948
Ex-Diretor do Matutino "O ESTADO" -1951. ^
Ex-Produtor e Locutor da Ceará Rádio Clube (1939 a 1942) e Rádio Iracema 7. (1951).
Sócio-Honorário do Sindicato dos Radialistas.
Sócio-Honorário da Casa do Radio Amador
Presidente do Instituto de Cultura Espirita do Ceará.
Presidente do Elos Club de Fortaleza.
Secretário-Geral da Federação Espírita do Ceará
Membro do Rotary Clube Fortaleza-Oeste - Vice-Presidente e Presidente no ano rotário de 1994/1995. j
Membro da Academia Maçónica do Ceara.
Membro da Academia Maçônica de Letras
Sócio-Efetivo do INSTITUTO DO CEARÁ
Venerável Advitam da Loja Lôlo no. 22, da M. R:. Grande Loja do Ceará.
Sócio-Efetivo da Sociedade de Geografia e Historia.
Fonte: http://www.ceara.pro.br/Instituto-site/membros/membros.htm

Um comentário:

  1. o ceara perdeu uma grande homem,cheio ideais e ideologias,foi quase tudo durante sua brilhante passagem,por este plano.agora com certeza estará enriquecendo a cultura do plano superior,palavras de seu primo,abmael de oliveira-batalha-piaui.

    ResponderExcluir