quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SDA REÚNE COMITÊ GESTOR PARA DISCUTIR INDICADORES E RESULTADOS

A partir dos resultados apresentados pelos coordenadores e representantes das vinculadas serão definidas as metas para 2013
O Comitê Gestor da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) esteve reunido durante toda a última terça-feira (9) para a apresentação dos resultados da pasta em 2012. Participaram do encontro os coordenadores da SDA, além de representantes dos órgãos vinculados e do secretário Nelson Martins, do secretário adjunto Antônio Amorim e do secretário executivo, Wilson Brandão.

Cada uma das coordenadorias apresentou os resultados obtidos com as políticas públicas desenvolvidas na SDA. Também esteve em pauta o debate sobre as estratégias adotadas para ampliar o número de beneficiados com as políticas de desenvolvimento da SDA.

O secretário Nelson Martins destacou que a SDA teve grandes resultados em 2012 e que algumas metas ainda precisam ser alcançadas. “Em 2013, o nosso desafio é fazer com que os recursos dos quais a SDA dispõe, seja através de convênios com o Governo Federal ou com instituições financeiras nacionais e internacionais, sejam gastos com eficiência e apresentem bons resultados”, afirmou.

Como prioridades da gestão, o secretário Nelson Martins apresentou a execução do Projeto São José III, cujo empréstimo com o Banco Mundial foi assinado e o cadastramento de 350 mil agricultores cearenses no Programa Garantia Safra. Outra prioridade, segundo Martins, é a universalização do abastecimento d’água no Ceará, através do Programa de Cisternas. “Os recursos para o desenvolvimento destas políticas já estão garantidos, nosso desafio é utilizar os recursos com eficiência”, afirmou.

Coordenadorias

Cada coordenadoria da SDA apresentou os resultados das políticas desenvolvidas na secretaria. A Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) apresentou como programas que estão em execução e apresentando bons resultados as Mandallas, um sistema de cultivo agroecológico, a modernização das casas de farinha no interior do Ceará, além da distribuição de medidores horosazonais para a irrigação.

A Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape) apresentou como projetos prioritários o Programa Leite Fome Zero, que está distribuindo também kits de higienização de ordenha e de inseminação artificial para garantir melhoria na qualidade do leite.

Já a Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza (Codet) destacou como prioridades os projetos Casa Digital no Campo, que permite à comunidade rural o acesso à internet. Além disso, a Codet também está investindo na geração de emprego e renda no campo, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa compra os produtos dos agricultores familiares e fornece para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Além disso, tratou-se dos debates sobre as políticas de assistência técnica realizada nos territórios rurais do Estado do Ceará.

A Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário (Codea) apresentou como melhores resultados a construção de habitações populares em assentamentos rurais e o projeto de mapeamento das comunidades quilombolas, trabalhando o protagonismo, a ancestralidade e a assistência técnica e extensão rural nas comunidades.

Além do Programa Garantia-Safra, o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf) é uma das prioridades da Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred). “Nós queremos receber demandas dos agricultores para que eles possam receber os recursos para desenvolver a agricultura familiar. Nós orientamos a elaboração desses projetos e a aplicação dos recursos”, afirmou o coordenador Arimatea Gonçalves.

De acordo com o coordenador de Planejamento e Gestão, Cristiano Goes, a reunião é importante para identificar o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. “Estamos empenhados em aperfeiçoar a qualidade do serviço que oferecemos ao nosso usuário, daí a importância dessa reunião para podermos corrigir erros e melhorar o trabalho diário”, concluiu.

Ainda durante a reunião, o secretário Nelson Martins destacou que outro importante desafio que a SDA tem é o de capacitar todos os beneficiários das políticas públicas executadas pela pasta para que eles apresentem bons projetos e possam ser contemplados com os recursos apresentando resultados eficientes.
 
Fonte: www. sda.ce.gov.br
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105| 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | asscom@sda.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter:@ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário