sábado, 6 de dezembro de 2008

FESTIVAL DE TROVADORES - TRISTEZA


Tive uma notícia infeliz, através do jornal OPOVO, de saber que o Festival de Trovadores e Repentistas não voltará mais para Quixadá e sim será realizado em Limoeiro do Norte. Foi uma surpresa pois no começo deste ano participei de duas reuniões com o Secretário de Cultura do Estado Auto Filho tratando de detalhes acerca do festival a ser realizado em Quixadá. O secretário estava muito eufórico com sua realização e deixou claro que o festival era de Quixadá e não sairia mais de jeito nenhum de nossa cidade. Não sei o que aconteceu mas fica o lamento pela perda deste evento que marcava o calendário cultural de nosso estado.

Não sei se aconteceram desacertos entre a organização do festival com a prefeitura (dificuldades na parceria) ou se as relações azedas do atual prefeito com o Governador tenham motivado esta decisão. Fiquei deveras triste. Participei das primeiras discussões sobre a gestação deste projeto ainda na fase de idéias e sonhos com o cineasta Rosemberg Cariry. Depois articulei uma reunião entre o Prefeito de Quixadá e Rosemberg. Daí saiu o acerto final. O projeto recebeu o apoio da Secretaria de Cultura do Estado e aconteceu duas vezes em nossa cidade. Sei que houve atritos na organização mas tudo estava contornado para que ele voltasse com força este ano. Não sei o que houve. Perdemos um grande evento para agora e o futuro. Lamentável.


Obs: Sei que não serve de consolo mas teremos a participação de dois repentistas de Quixadá no festival: Valdir de Lima e Guilherme Calixto além do jurista e ex-secretário de Guaramiranga Humberto Cunha, que fará uma palestra. Ele é natural de Quixadá, mais precisamente do Juá. A programação completa está no sítio do jornal OPOVO no endereço: http://www.opovo.com.br/vidaearte/840040.html

Um comentário:

  1. É lamentavel Cristiano.Todos os quixadaenses estão tristes com essa noticia.O "tirano" não gosta de se rebaixar ao nosso ilustre governador Cid Gomes.Essa é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir