terça-feira, 19 de janeiro de 2010

FILME: LULA "O FILHO DO BRASIL"



Ontem tive o privilégio de assistir ao filme que aborda a trajetória de vida do retirante nordestino que veio a se tornar nosso atual presidente. É uma boa oportunidade para constatar como a evolução do cinema brasileiro tem avançado nestes últimos anos.Trata-se de um filme que emociona; não pela trajetória vitoriosa do Presidente Lula; mas pela forma tocante que mostra sua vida.

O nascimento no sertão do Nordeste; a desgastante relação da família com o pai; a ida para São Paulo em um pau-de-arara; o ingresso na vida sindical; tudo isto é contado de um forma realista, sem elogios gratuitos à figura de Lula. Mostra principalmente a trajetória de um brasileiro, as dificuldades, o amor pelo futebol, os primeiros amores, as primeiras farras, a relação com a mãe. Mostra que Lula, acima de qualquer coisa, é um de nós. Com qualidades e defeitos como todo brasileiro tem.

Em algumas cenas fica dificil segurar as lágrimas. A cena em que ele recebe o diploma do SENAI de "torneiro mecânico" é emocionante pelo olhar efusiante de sua mãe. Outra cena que balança a gente é o momento que a mãe de Lula o aguarda até tarde da noite (ele estava em uma noite de bebedeira e farra). Ela lhe dá um carão e depois carinhosamente o coloca para durmir. É uma cena que retrata todo o amor e carinho das mães para com seus filhos. É tocante.

A descoberta do amor é outro momento tocante. A performance do ator que interpreta Lula(Rui Ricardo Dias) e de Cleo Pires (que faz o papel da primeira mulher de Lula) nos mostra a emoção do primeiro beijo, do casamento, da relação a dois. Talvez por ser um admirador do Presidente Lula tenha influenciado a gostar do filme mas independente disso é um grande filme. Obrigatório para os historiadores, petistas, ex-petistas e para todos os que gostam de curtir um bom filme. Não esqueçam de comprar a pipoca.