terça-feira, 19 de janeiro de 2010

FILME: LULA "O FILHO DO BRASIL"



Ontem tive o privilégio de assistir ao filme que aborda a trajetória de vida do retirante nordestino que veio a se tornar nosso atual presidente. É uma boa oportunidade para constatar como a evolução do cinema brasileiro tem avançado nestes últimos anos.Trata-se de um filme que emociona; não pela trajetória vitoriosa do Presidente Lula; mas pela forma tocante que mostra sua vida.

O nascimento no sertão do Nordeste; a desgastante relação da família com o pai; a ida para São Paulo em um pau-de-arara; o ingresso na vida sindical; tudo isto é contado de um forma realista, sem elogios gratuitos à figura de Lula. Mostra principalmente a trajetória de um brasileiro, as dificuldades, o amor pelo futebol, os primeiros amores, as primeiras farras, a relação com a mãe. Mostra que Lula, acima de qualquer coisa, é um de nós. Com qualidades e defeitos como todo brasileiro tem.

Em algumas cenas fica dificil segurar as lágrimas. A cena em que ele recebe o diploma do SENAI de "torneiro mecânico" é emocionante pelo olhar efusiante de sua mãe. Outra cena que balança a gente é o momento que a mãe de Lula o aguarda até tarde da noite (ele estava em uma noite de bebedeira e farra). Ela lhe dá um carão e depois carinhosamente o coloca para durmir. É uma cena que retrata todo o amor e carinho das mães para com seus filhos. É tocante.

A descoberta do amor é outro momento tocante. A performance do ator que interpreta Lula(Rui Ricardo Dias) e de Cleo Pires (que faz o papel da primeira mulher de Lula) nos mostra a emoção do primeiro beijo, do casamento, da relação a dois. Talvez por ser um admirador do Presidente Lula tenha influenciado a gostar do filme mas independente disso é um grande filme. Obrigatório para os historiadores, petistas, ex-petistas e para todos os que gostam de curtir um bom filme. Não esqueçam de comprar a pipoca.

3 comentários:

  1. Este filme chegou em um momento estratégico e deve aumentar mais ainda a popularidade do Presidente. Não resta duvida que Lula tenha uma historia de vida. Além disso, exerce um bom governo a frente da Presidência da República, no entanto não podemos considerar correto usar o filme que conta parte de sua trajetória como algo a fim de transferir influência para um sucessor durante a campanha eleitoral de 2010. O filme esta sendo usado para promover uma comoção geral no povo brasileiro e transformar o presidente da Republica em um mito.
    Só não podemos esquecer-nos da máxima que diz: “POBRE DE UMA NAÇÃO QUE PRECISA DE HEROIS”. Nosso País tem 200 milhões de filhos, muitos com história de superação. Não devemos transformar um deles no salvador de toda uma Pátria.
    Heraldo Gomes

    ResponderExcluir
  2. Pelo que mostra o chargista Simon Taylor não é preciso comprar a pipoca," o filme vai ser bombado em sua bilheteria com o
    BOLSA PIPOCA!. O desavisado ganha um saco de pipoca e um santinho da Dilma RouCHEFE autografado.Dentro do saco"(retirado do Macaco Simão, jornal o Povo de 22/01/10).
    Heraldo Gomes

    ResponderExcluir
  3. Caro Cristiano você foi o único "crítico de arte" que gostou de tal planfetagem, quanto a história é a quase a mesma de tantos das famílías Silva espalhadas por esse Brasil afora.
    A minha dúvida é de onde foi se inspirar o Cineasta para escrever tão heroica história, e quem financiou obra de arte tão pobre como esta.

    ResponderExcluir